Voltar Comarca de Sombrio, engajada, reforça ações de divulgação da campanha Sinal Vermelho

 

A juíza Livia Borges Zwetsch Beck, titular da 1ª Vara e diretora do foro da comarca de Sombrio, participou na última semana de evento da campanha Sinal Vermelho promovido no município-sede da comarca. Planejado desde novembro de 2021, o evento aconteceu no centro de Sombrio e buscou ampliar a informação, conscientização e divulgação dos serviços da rede de proteção a mulher em organização no município. A ação aconteceu no último sábado (9/4).

A iniciativa é uma parceria da 1ª Vara de Sombrio, Polícia Militar, Prefeitura de Sombrio através da assistência social, CRAS e CREAS, CDL local e OAB, por meio da Comissão de Direito das Mulheres. Segundo a magistrada, as entidades envolvidas buscaram por meio do evento sintetizar as medidas adotadas para promoção do combate à violência doméstica e divulgar as formas de denúncia. “Buscamos conscientizar e levantar o debate sobre o tema da violência doméstica. Foi uma forma de relançar a campanha no município, fortalecer a divulgação dos canais de denúncia e o que está sendo feito localmente sobre esse tema”, explicou.

Entre as iniciativas, a juíza destaca o treinamento feito com trabalhadores de diversos segmentos como lojas, estacionamentos rotativos, farmácias, bancos, cartórios e também entregas de aplicativos e serviços de delivery. “Para que eles identifiquem o pedido de socorro e saibam como proceder. Então foi montado um fluxo de atendimento para essas situações”, relatou. De acordo com Lívia, a campanha Sinal Vermelho é mais um canal de denúncias que vem se somar a outros já disponíveis, como os números 190 e 180, disque-denúncia 181 e Ministério Público entre outros.


 

Também foi anunciado que estão em vias de criação e implementação pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Sombrio grupos reflexivos para homens agressores e também grupos de acompanhamento das mulheres vítimas de violência, mesmo que não sejam mais acompanhadas pela Rede Catarina.

A administração municipal de Sombrio tem trabalhado para a instalação de uma Sala Lilás na delegacia municipal, bem como a criação de uma Casa Lilás, local de referência para mulheres vítimas de violência, que foi votada e aprovada pela Câmara Municipal de Sombrio em setembro de 2021 e aguarda andamento.

Além da magistrada, participaram do evento a prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, a secretária de Assistência Social do município, Márcia Teixeira dos Anjos, a presidente da OAB - Subseção Sombrio, Mônica Costa Caldeira, a presidente da CDL de Sombrio, Paloma Corvalan, e a Polícia Militar, especialmente policiais militares que trabalham na Rede Catarina.

Como funciona a campanha Sinal Vermelho

O sinal “X” feito com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão ou em um pedaço de papel, o que for mais fácil, permite que a pessoa treinada reconheça que aquela mulher foi vítima de violência doméstica e, assim, acione a Polícia Militar. Mais informações sobre a campanha podem ser encontradas neste link. Qualquer estabelecimento público ou privado pode participar.

Imagens: Divulgação/Fabrício Espíndola e Romildo Black
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.