Voltar Comarca de Tubarão sedia novo Encontro Regional de Magistrados com a cúpula do TJ

Oportunidade para debates sobre Justiça

Alguns juízes confiam na memória. Outros, precavidos, elaboram listas para não esquecer nenhum detalhe. O certo é que os magistrados de 1º grau não perdem a oportunidade de estar frente a frente com a cúpula do Judiciário para relatar seus anseios e angústias referentes à prestação jurisdicional, que se dá mais próximo da comunidade.

No final da tarde de quinta-feira (10/7), no salão do júri da comarca de Tubarão, durante a 7ª Reunião Regional de Magistrados, promovida pelo Tribunal de Justiça, não foi diferente. Elogios à iniciativa, comuns entre todos, logo deram espaço para reivindicações, conforme a realidade vivenciada em cada comarca.

Neste sétimo encontro desde o início da gestão do desembargador Nelson Schaefer Martins, em 1º de fevereiro deste ano, magistrados de 11 comarcas do sul catarinense - Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Garopaba, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Lauro Müller, Orleans e Tubarão - estiveram reunidos com o presidente do TJ e seus principais colegas de corpo diretivo - os desembargadores Torres Marques (1º vice-presidente), Luiz Cézar Medeiros (corregedor-geral de Justiça), Sônia Maria Schmitz (2º vice-presidente) e Ricardo Orofino da Luz Fontes (vice-corregedor-geral da Justiça). Para reforçar a equipe, juízes auxiliares e juízes-corregedores, além de diretores de áreas importantes do TJ, como administração geral, judiciária e engenharia e arquitetura.

Coincidentemente, na terra natal do desembargador Nelson, a comitiva registrou alta representatividade e ofereceu panorama ampliado da atual gestão. A tônica das discussões é, sempre que possível, contrapor eventual cobrança com resposta clara e objetiva sobre o problema, ainda que sua solução não possa ser imediata. O presidente do TJ ressalta sempre sua intenção de administrar de forma compartilhada, seja com seus colegas dirigentes, seja com os mais de 400 juízes que atuam no 1º grau. A uniformidade de discurso e objetivos, na visão da cúpula, auxilia na agilidade da máquina administrativa e judicial.

Os magistrados, a seu turno, elencam sugestões para melhorar a prestação jurisdicional. A juíza Naiara Brancher, titular da 1ª Vara de Imbituba, acredita que a realização de força-tarefa com os próprios servidores das unidades, aos finais de semana, poderia representar um avanço nos trabalhos. Seu colega Paulo da Silva Filho, titular da 2ª Vara Cível de Laguna, aponta a necessidade de uma rede de comunicação capaz de interligar todas as diretorias do TJ aos diretores e secretários de foros. Os anfitriões cobram mais espaço físico, uma nova vara e a criação de equipe multidisciplinar para atendimento de casos de violência doméstica. Todos os pleitos foram registrados para análise futura da administração.

 

Imagens: Ângelo Medeiros/Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.