Voltar Comarcas de SC alertam para cuidado com saúde e diagnóstico precoce do câncer de mama

Em todas as partes do Estado, servidores da Justiça aderiram à campanha “Outubro Rosa”. Seja com roupas da cor símbolo da campanha, na iluminação da fachada ou numa roda de conversa, a ideia foi a mesma: alertar para os cuidados com a saúde, a importância do diagnóstico precoce e as formas de tratamento.

Na comarca de Bom Retiro, na Serra Catarinense, servidores e magistrada aproveitaram a oportunidade da comemoração dos 91 anos de instalação, completados na semana passada (24/10), para reforçar a importância desses cuidados. Além do bolo em celebração ao aniversário na cor do movimento, os colaboradores da Justiça vestiram-se de rosa com o intuito de chamar a atenção para o tema junto aos jurisdicionados. “Unimos dois grandes motivos: o aniversário da comarca, única no Estado que recebe o nome de uma mulher, juíza Orieta Passos Paulo Mariath, e para chamar a atenção das mulheres para algo tão fundamental, que é a nossa saúde”, reforça a chefe de secretaria do foro, Adelita Ribeiro de Souza Bianchini.

Ainda na Serra, servidores da comarca de Otacílio Costa usaram roupas da cor símbolo da campanha para alertar sobre a doença que mais mata mulheres no Brasil. As taxas mais elevadas estão no Sudeste e Sul. Na região Sul, em 2020, foram 12,79 óbitos a cada 100 mil mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para este ano foram estimados mais de 66 mil novos casos, o que representa uma incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres.

Há oito anos, os servidores da comarca de São Carlos aderiram à campanha Outubro Rosa. Desde então, a cor rosa predomina no visual de todos nas sextas-feiras do mês de outubro. A área externa do fórum também se mostra com a cor simbólica nesse período. Luzes especiais são instaladas como um abraço no prédio. Felizmente, não há motivação específica para a ação. “Nos organizamos assim apenas para incentivar a prevenção e ajudar na conscientização da população quanto à campanha”, conta a chefe de secretaria do foro, Daniela Feistauer.

No Meio-Oeste, os servidores da comarca de Campos Novos também se vestiram de rosa para lembrar como é fundamental cuidar da saúde da mulher. “É um gesto simples, mas que pode alertar diversas pessoas em relação à doença, que atinge tantas mulheres. Além disso, que é preciso tirar um tempo para checar como anda a saúde. Prevenção nunca é demais e, no caso do câncer de mama, se descoberto cedo, as chances de cura são muito grandes”, reforça o secretário Ademir Ratico.

No norte do Estado, os servidores do Fórum Fazendário de Joinville também se engajaram na mobilização do Outubro Rosa. Na fachada do prédio é possível visualizar a cor da campanha com o tradicional laço, e o hall de entrada também conta com uma decoração especial. Toda a mudança é para despertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama e mostrar que um diagnóstico precoce pode salvar vidas. Na semana passada, a cor da campanha ganhou corredores e gabinetes, com todos literalmente vestidos de rosa. “A rotina do dia a dia de trabalho é sempre muito atribulada. Porém, neste momento, é importante pensar na prevenção do câncer de mama, chamando a atenção de homens e mulheres. O vestir-se de rosa é uma simbologia, mas que desperta o interesse”, destaca a juíza Anna Finke Suszek, diretora em exercício do Fórum Fazendário da comarca de Joinville.

Em Barra Velha, também no norte do Estado, os servidores da comarca vestiram a cor da campanha unidos em um único objetivo. "Nossa ideia foi reforçar a importância da prevenção do câncer de mama, de forma a conscientizar todas as mulheres sobre o autoexame e como algo simples pode salvar vidas. Esperamos que, com essa campanha, mais mulheres procurem a ajuda necessária”, destaca a técnica judiciária auxiliar Bianca Marchi Pires. Pensamento compartilhado pela também técnica judiciária auxiliar da 2ª Vara Paola Lombardi, "É muito importante participar de campanhas desse porte porque a conscientização para a prevenção pode salvar vidas", finaliza.

No Vale do Itajaí, a comarca de Ibirama manteve a tradição e neste mês, em homenagem à campanha, se mobilizou com iluminação especial no prédio do fórum, na cor rosa. Os colaboradores da comarca, que estão de volta ao trabalho presencial, também foram convidados a trajar pelo menos uma peça do vestuário em tom rosa. Neste ano, o registro do prédio da comarca foi feito com a utilização de um drone, com fotografias e imagens aéreas. Em Indaial, servidores também vestiram a camisa rosa. Na 1ª Vara Cível, a equipe adquiriu as camisetas da Rede Feminina de Combate ao Câncer local para colaborar com a campanha e reforçar a importância da prevenção.

Em Itajaí, o prédio da comarca também mudou de cor durante o mês de outubro. A iluminação rosa, cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra esse tipo de câncer, virou uma marca da campanha. Neste mês (21/10), a assistente social da Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Itajaí, Josilane Barbosa, palestrou para as servidoras da comarca do litoral. Com o tema “A Prevenção Pode Mudar a Sua História”, ela destacou a importância do diagnóstico precoce; em seguida houve um café especial para as presentes. As fotos externas do prédio da comarca foram registradas pelo servidor Fabrício Wloch​.

Já a Vara da Fazenda Pública de São José usou o Outubro Rosa – já conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama – para promover ações de melhoria nas relações profissionais, que são tão importantes quanto as pessoais. Afinal, são pelo menos oito horas por dia no ambiente de trabalho. As ações na unidade, neste mês, visaram a construção dos pilares que sustentam nossas relações profissionais, como autoconhecimento, empatia, assertividade, cordialidade e ética.

A servidora Geiza Navarro, lotada no gabinete da unidade, revela a inspiração para a ampliação do alcance do Outubro Rosa na comarca da Grande Florianópolis. “O rosa é conhecido como a cor mais bela e perfeita entre as flores do vale de Saron. O rosa é também a cor das emoções, dos afetos, da compreensão, do companheirismo e do romance. Por essa razão, o rosa simboliza a união da força e da inteligência, do fogo e da calma, da atividade e da passividade. Em outras palavras, o rosa está associado à sensibilidade e às virtudes”, explica.

Em prol da conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, os servidores que atuam no Fórum Ministro Teori Albino Zavascki, da recém-instalada comarca de Penha, no norte do Estado, se vestiram com a cor da campanha em uma corrente de conscientização sobre o diagnóstico precoce. Neste último registro de participações no Outubro Rosa pelo Estado, destaque também para o setor psicossocial da comarca de Tubarão, para o magistrado, servidores e estagiários da comarca de Itaiópolis e da comarca de Sombrio que, vestindo a cor rosa, apoiaram o movimento, com registro fotográfico do engajamento na campanha.

Imagens: Divulgação/Comarcas
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.