Voltar Combater a violência contra a mulher em SC exige parceria entre instituições

Encontro reuniu 1,5 mil mulheres em Itajaí

O Encontro Regional Mulher Viver Sem Violência, iniciativa do governo estadual em parceria com o Tribunal de Justiça, Governo Federal e prefeituras de nove municípios da Foz do Vale do Itajaí (Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo), reuniu no final de semana cerca de 1500 mulheres para discutir a temática da violência contra a mulher.

O desembargador Nelson Schaefer Martins, governador em exercício, e a juíza da 1ª Vara Criminal de Itajaí e subcoordenadora da Coordenadoria de Execução Penal e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Cepevid), Sônia Moroso Terres, em nome do presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Torres Marques, fizeram parte da mesa de autoridades que abriu o evento.

A juíza Sônia Moroso Terres, idealizadora do projeto Justiça Direito de Todos, que conta com o apoio do Tribunal de Justiça e visa a criação de um projeto de lei que garanta assistência integral a vítimas de violência, defendeu a importância das parcerias para a realização do trabalho de informação e prevenção da violência contra a mulher.

O desembargador Nelson Schaefer Martins, acompanhado de sua esposa, destacou a luta empenhada para a igualdade dos gêneros e o combate à violência física, moral e sexual contra a mulher. Frisou que não falava como governador em exercício, mas como juiz. "Não é um movimento jurídico-político, mas cultural transformador", ressaltou o magistrado.

Sua presença foi enaltecida pela secretária de Estado de Desenvolvimento Regional, Eliane Rebello Adriano, que exclamou: "Muito mais do que um olhar do governo, sua presença aqui significa um olhar da Justiça".

No decorrer do dia, palestras foram ministradas sobre o assunto. Uma equipe da Cepevid esteve presente para recolher assinaturas para o projeto Justiça Direito de Todos. A coordenadora estadual da Mulher do Governo do Estado, Jane Maria Schmidt; a prefeita de Camboriú, Luzia Coppi; o prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza; a prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva; e a vice-prefeita de Itajaí, Dalva Renhius, também compuseram a mesa de autoridades na abertura do evento.

Imagens: Daniela Pacheco Costa / Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.