Voltar Começa hoje na comarca de Gaspar sessão do Tribunal do Júri que deve durar três dias

A comarca de Gaspar, no Vale do Itajaí, iniciou hoje (13/9), às 9h, a mais longa sessão do Tribunal do Júri já realizada no fórum local. Durante três dias, oito acusados serão julgados por crimes que culminaram em um homicídio praticado com disparos de arma de fogo em julho de 2020, no bairro Gaspar Mirim. A vítima já havia sobrevivido a duas tentativas de homicídio, a primeira em dezembro de 2019 e a segunda em junho de 2020.

Segundo denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), três mulheres e cinco homens foram responsáveis pelas duas tentativas de homicídio qualificadas (uma com uso de arma de fogo e outra com um golpe de facão) e, por fim, pelo homicídio qualificado da vítima. Membro de uma facção criminosa atuante em Santa Catarina, o homem teria recebido um “decreto” que, quando imposto, funciona como uma sentença de morte. Os réus acreditavam que a vítima havia delatado um de seus membros à polícia.

Dois réus serão julgados pela prática dos crimes de tentativa de homicídio qualificada por dissimulação, motivo torpe e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima (por duas vezes), corrupção de menores e homicídio qualificado por dissimulação, motivo torpe e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima; dois por tentativa de homicídio qualificada por dissimulação, motivo torpe e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima; e os demais réus pelo crime de homicídio qualificado. Todos são acusados de integrar organização criminosa. A juíza Griselda Rezende de Matos Muniz Capellaro, titular da Vara Criminal de Gaspar, presidirá a sessão, que tem previsão para encerrar na quinta-feira (15/9). No total, 23 testemunhas foram arroladas. Durante todo o período da sessão, os jurados ficarão incomunicáveis para garantir o sigilo do voto.

Tendo em vista o grande número de réus, bem como o espaço reduzido do Salão do Júri, o acesso dos familiares da vítima e dos acusados será priorizado, com limitações. Os oito réus estão presos preventivamente - uma ré aguarda o julgamento em prisão domiciliar (Autos n. 5004515-74.2020.8.24.0025 e 5002819-32.2022.8.24.0025).

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.