Voltar Comissão de Gestão da Memória do TJSC troca experiências com instituições de São Paulo

A desembargadora Haidée Denise Grin, presidente da Comissão de Gestão da Memória do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), esteve nesta semana em São Paulo-SP, oportunidade em que promoveu visitas institucionais a órgãos públicos do Executivo e do Judiciário envolvidos com o trabalho de preservação da história do país e daquele Estado.

Num primeiro momento, a magistrada dirigiu-se ao Arquivo Público de São Paulo, onde se reuniu com dirigentes daquela repartição para troca de conhecimentos sobre práticas arquivistas de gestão, recolhimento, tratamento técnico, preservação e divulgação do patrimônio documental. Com a participação também de representantes de outros estados, cada órgão pôde expor práticas implementadas em suas regiões e os esforços desenvolvidos no sentido de se adaptar e aplicar a política nacional de arquivologia e a temporalidade digital em seus respectivos acervos.


 

Ao final, os convidados foram guiados em uma visita às dependências do Arquivo do Estado de São Paulo, onde todos puderam conhecer o rico patrimônio lá guardado, consistente em arquivos importantes da história pátria e de seus habitantes, muitas vezes retratados pelos jornais de época. “Um verdadeiro laboratório cultural, bem como o acervo do Judiciário paulista, que ainda se encontra, em grande parte, sob os cuidados de guarda e preservação daquela instituição, inclusive o de caráter genealógico, com acesso a livros de desembarque de imigrantes no porto de São Paulo e de sua hospedaria de imigrantes”, expôs a desembargadora.

Neste mesmo dia, a desembargadora Haidée integrou comitiva composta do presidente do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e diretor do Arquivo Nacional (AN), Ricardo Borda D'Água de Almeida Braga; do coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp), Thiago Lima Nicodemo; e do coordenador do Arquivo Nacional, Antonio Laurindo, que foi recepcionada pelo desembargador Ricardo Anafe, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), e pelos integrantes da Comissão de Gestão de Memória do TJSP, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho (presidente) e juiz Carlos Alexandre Böttcher. Também participaram do encontro a assessora Mariana Meirelles (AN) e a secretária jurídica Renata Caprestano (TJSC). Os visitantes conheceram as dependências do Palácio da Justiça, uma imponente construção que, embora tombada, segue em uso com a mesma finalidade para a qual foi criada originalmente: sede do Judiciário paulista.


 

A última etapa do périplo pela capital paulista levou a desembargadora Haidée a visitar as dependências do Palacete da Justiça, localizado na rua Conde de Sarzedas, patrimônio tombado e incorporado ao Poder Judiciário do Estado de São Paulo e que, em 2007, transformou-se em sede do Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo. A magistrada foi ciceroneada pelo coordenador e historiador Bruno Bettine de Almeida. “Além da riqueza de detalhes de uma construção datada de 1895, ela está preservada e ornada com objetos de destaque, inclusive da baronesa de Santos, assim como obras de arte doadas pelo desembargador Octavio Barros, bancos de ferro, urnas de votação de júri e mobiliário de uso do Tribunal naquela época”, comentou.

A desembargadora trouxe obras editadas pelas instituições visitadas, que doravante passarão a compor o acervo do Judiciário catarinense, assim como conhecimentos agregados que serão compartilhados com o objetivo principal de manutenção da memória do TJSC. Ela destacou ainda proposta discutida com seu colega desembargador Octavio Barros, de criação em breve de um canal de comunicação que promova a troca de know-how e de novas práticas entre as comissões de gestão de memória e arquivologia de todos os tribunais do país.

Imagens: Divulgação/CGM-TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.