Voltar Comissão de Organização ultima detalhes para realização do 51º Fonaje, em Florianópolis

Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) estiveram reunidos na última terça-feira (24/1) para tratar da realização do 51º Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje), que será realizado entre os dias 24 e 26 de maio deste ano na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis. Além dos membros da Comissão de Organização do Evento, participaram do encontro integrantes de diversas áreas do TJ que darão apoio ao Fonaje, como a Academia Judicial, Planejamento, Cerimonial, Núcleos de Comunicação e Segurança Institucional e as Diretorias de Infraestrutura e de Tecnologia da Informação.

O evento, que contará com a participação de aproximadamente 400 magistrados de todo o país, tem como propósito debater ações e iniciativas que possam melhorar ainda mais o funcionamento dos Juizados Especiais. “A importância da realização da edição do Fonaje em Santa Catarina constituirá um marco para a reflexão sobre os rumos deste segmento de Justiça em prol da sociedade e da efetividade dos direitos. Para tanto, a Comissão de Organização dará continuidade ao trabalho profícuo desenvolvido pelo desembargador Antônio Zoldan da Veiga”, destaca o coordenador da Coordenadoria Estadual do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cojepemec), desembargador Silvio Dagoberto Orsatto.

Além dos magistrados, haverá também reserva de vagas para servidores que atuam nos Juizados, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e das advocacias pública e privada. “O Fórum Nacional dos Juizados, há mais de duas décadas, reúne magistrados de todo o país com a finalidade de discutir o Sistema dos Juizados Especiais, buscando sempre a rápida e eficaz entrega da prestação jurisdicional”, ressalta a desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli.

O presidente do Fonaje, juiz Johnny Gustavo Clemens, do Tribunal de Justiça de Rondônia, participou remotamente da reunião de trabalho que deliberou sobre as ações que serão promovidas para a realização do evento. "A realização de mais uma edição do Fonaje pelo TJSC vem confirmar um dos vértices da atual administração, comprometida com a agilidade, eficiência e capilaridade da prestação jurisdicional. Os Juizados Especiais são, em sua essência, poderosos mecanismos de efetivação da justiça, porquanto atendem, substancialmente, a parcela menos favorecida da população, e a padronização de entendimentos e a discussão sobre a ampliação de suas ferramentas redundam no aprimoramento de sua atuação em benefício dos jurisdicionados", assinala a juíza auxiliar da Presidência do TJSC Iolanda Volkmann.

Para o juiz-corregedor Mauro Ferrandin, a realização de mais um Fonaje em Santa Catarina mostra a importância do Sistema Especial de Justiça catarinense no contexto nacional e oportunizará a troca de experiências e o compartilhamento das nossas boas práticas. “Nesta fase de preparação do evento, a Corregedoria-Geral da Justiça alinha-se à Cojepemec no sentido de garantir a qualidade do encontro, bem como a ampla participação e aproveitamento dos magistrados que atuam nos Juizados Especiais”, pontuou. “O Fonaje é o mais tradicional e respeitado fórum de debates e aprimoramento do Sistema de Juizados Especiais. Santa Catarina tem um profícuo histórico de eventos do Fonaje, sempre com muito sucesso e qualidade. Este ano, mais uma vez, nosso Estado vai honrar essa tradição”, finalizou o juiz Antonio Augusto Baggio e Ubaldo.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.