Voltar Comissão de Segurança do TRF4 conhece as práticas do Núcleo de Inteligência do TJSC
O Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (NIS/TJSC) recebeu nesta quarta-feira (22/5) a visita dos membros da Comissão Permanente de Inteligência e Informação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O objetivo do encontro foi conhecer de perto o projeto pioneiro implantado para aprimorar a segurança de magistrados, servidores, advogados e demais usuários das unidades do Poder Judiciário catarinense.
 
O desembargador Sidney Dalabrida, coordenador do NIS, explicou o funcionamento do núcleo à comitiva do Tribunal, sediado em Porto Alegre e com abrangência sobre os três estados do sul do páis. Desde a implantação das Diretorias de Inteligência e Contrainteligência, o NIS já foi visitado por representantes dos Tribunais de Justiça do Tocantins, do Paraná e do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina.
 
Os Tribunais de Justiça do Acre, de Alagoas e de Goiás também manifestaram o interesse de conhecer mais detalhes sobre o projeto, implantado há pouco mais de um ano. Para o desembargador Márcio Antônio Rocha, presidente da Comissão Permanente de Segurança do TRF4, o comprometimento da cúpula do TJSC e da equipe de segurança é essencial para o desenvolvimento de uma cultura de proteção e defesa.
 
"São várias ideias que colhemos aqui, entre elas o sistema eletrônico de gerenciamento de dados e informações que possibilita uma pronta resposta, com dados confiáveis, que são utilizados nas decisões de segurança. Esse é um sistema bastante importante que nós vamos estudar, mas ainda temos que cumprir um caminho inicial e, quando estivermos mais preparados, vamos retornar ao TJSC para estabelecer uma parceria", destacou o desembargador do TRF4.
 
A comitiva do Tribunal Federal também contou com a presença do desembargador Luiz Carlos Canalli e do juiz federal Tiago do Carmo Martins. Os detalhes sobre o funcionamento do NIS e suas atribuições foram informados pelo chefe da Casa Militar, coronel Emerson Fernandes, pelo delegado Mauro Rodrigues e pelo major Joanir Ricardo Pereira. "
Imagens: Divulgação/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.