Comissões destinadas a prevenir o assédio moral e o assédio sexual realizam ação em São José - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Comissões destinadas a prevenir o assédio moral e o assédio sexual realizam ação em São José

CPEAMAS acompanhou a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida em mais uma edição do Programa Saúde Itinerante 

23 Outubro 2024 | 17h15min
  • Comissões

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de Todas as Formas de Discriminação (CPEAMAS), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), promoveram uma ação de conscientização na comarca de São José na terça-feira (22/10). 

A imagem mostra uma mulher em pé ao lado de uma mesa em um ambiente que parece ser uma sala de conferências ou auditório. Ela está segurando um folheto amarelo. A mesa à sua frente tem um elefante de pelúcia roxo, alguns folhetos e materiais de papelaria. Atrás dela, há um banner com o logotipo "CPJAMAS" e o texto "PJSC Justiça Restaurativa". No canto superior direito, há uma placa de "Saída". Ao lado da mesa, há cadeiras pretas com braços laranja.
 

Enquanto a (DSQV) realizou mais uma edição do programa Saúde Itinerante no Fórum, a servidora Liara Mirna Souza Nunes da Silva, secretária das Comissões, conversou com magistrados, servidores, terceirizados, estagiários, residentes e demais colaboradores.  Explicou, para quem ainda não conhecia, como funciona o trabalho das CPEAMAS, esclareceu dúvidas sobre o tema e distribuiu cartilhas. 

“Disseminar informações e atuar na prevenção são os dois principais objetivos desta ação”, pontuou.  A ação semelhante já havia sido realizada, no ano passado, durante o Seminário Regional da Magistratura Catarinense em Joinville.  

Criadas em 2020, as Comissões têm como objetivo assegurar, no âmbito do Judiciário catarinense, o desenvolvimento das atividades laborais saudáveis, seguras e sustentáveis, coibindo condutas assediadoras, racistas, misóginas, homofóbicas e abusivas  

Qualquer pessoa, independentemente do cargo que ocupa, pode procurar as Comissões para o devido acolhimento. “A função é prevenir, acolher, educar e aconselhar, ultrapassadas essas etapas, em último caso, encaminhamos para a adoção de medidas cabíveis”, esclarece o desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo, presidente da CPEAMAS e 2º vice-presidente do TJSC. 

A imagem mostra duas mulheres em um ambiente que parece ser uma sala de conferências ou um escritório. A mulher à esquerda está sentada atrás de uma mesa, usando uma camisa branca com um laço rosa, que é um símbolo de conscientização do câncer de mama. Ela está preenchendo um formulário ou documento. A mulher à direita está sentada ao lado da mesa, com o braço estendido sobre ela, como se estivesse medindo a pressão arterial. Ela está usando uma camiseta branca com o texto "Cruzamento Perfeito" e uma saia rosa. Ao fundo, há bandeiras, incluindo a bandeira do Brasil, e algumas cadeiras e equipamentos de escritório.
 

Já a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, sob o comando da médica Graciela de Oliveira Richter Schmidt, promoveu nova edição do programa Saúde Itinerante. O objetivo é promover a saúde e a melhoria da qualidade de vida de magistrados, servidores e colaboradores atuantes nas 112 comarcas do Judiciário catarinense.  A ação disponibiliza serviços de bioimpedância, glicemia capilar, aferição da pressão arterial, auriculoterapia, ginástica laboral e roda de conversa sobre saúde mental. 

O programa Saúde Itinerante continuará em 2025, percorrendo as Comarcas nas diversas regiões do Estado. Acesse aqui para mais informações sobre a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida. Acesse aqui para mais informações sobre as CPEAMAS. 

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080