Voltar Comitê Interinstitucional avalia nova atualização de dados da Covid-19 no Estado

Uma nova atualização dos dados relativos à evolução do novo coronavírus em Santa Catarina pautou o encontro do Comitê Interinstitucional de Acompanhamento da Covid-19 nesta quarta-feira (9/9), em videoconferência coordenada pelo presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), desembargador Ricardo Roesler.

Os painéis estatísticos da Covid-19 foram apresentados pela médica e diretora de Saúde do PJSC, Graciela de Oliveira Richter Schmidt, com o auxílio da assessora jurídica do Núcleo II da Corregedoria, Ramila Rossa. Observaram-se dados recentes sobre os casos confirmados em Santa Catarina, bem como o número de óbitos e a taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado. A principal diretriz da gestão no monitoramento da doença, destacou Graciela, é garantir tratamento hospitalar adequado aos que eventualmente necessitarem.

O cenário da pandemia no Estado será reavaliado no próximo dia 14 de setembro. Nessa data, o corpo diretivo do PJSC poderá confirmar a previsão do retorno gradual no dia 28 de setembro ou sua antecipação para o dia 21.

Além dos critérios já observados, será considerada para o retorno gradual ao trabalho presencial a evidência, por três semanas, da diminuição consistente no número de casos novos, redução do número de óbitos, diminuição da taxa de transmissão e queda da porcentagem de ocupação dos leitos de UTI por pacientes com Covid-19. 

Em sua manifestação, o presidente Ricardo Roesler destacou a melhora observada nos números gerais da pandemia em Santa Catarina. Mais uma vez, Roesler reiterou a necessidade de esforços conjuntos para a retomada das atividades presenciais.

"É evidente que, na eventualidade de um retorno gradual, seja ele em que tempo for, nós vamos precisar de muita unidade. Vamos precisar de muito cuidado, dedicação e planejamento", anunciou. Os demais integrantes do corpo diretivo do PJSC manifestaram otimismo em relação aos números, reforçando a posição de cautela adotada pelo Judiciário.

"A preocupação do retorno diz respeito a todos nós. E o Tribunal tem agido, como se sabe, com a máxima cautela possível para não oferecer riscos aos operadores do Direito e aos jurisdicionados. Esta mesma prudência haverá de presidir a decisão que tomaremos na próxima semana, em reunião do órgão diretivo", apontou o 1º vice-presidente do PJSC, desembargador João Henrique Blasi.

"Sem dúvida, apreciaremos o quadro com toda cautela e prudência que o assunto merece", completou a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Soraya Nunes Lins.  O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, observou que a categoria dos advogados tem grande expectativa em relação à decisão do próximo dia 14, e colocou a entidade à disposição para colaborar na busca por soluções durante o futuro movimento de retomada gradual das atividades presenciais.

Também participaram da reunião os desembargadores Volnei Celso Tomazini (2º vice-presidente do PJSC), Salim Schead dos Santos (3º vice), Dinart Francisco (corregedor-geral do Foro Extrajudicial), Paulo Henrique Moritz Martins da Silva (diretor executivo da Academia Judicial) e Leopoldo Augusto Brüggemann (coordenador do GMF), além de juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria, diretores, assessores e demais representantes das instituições que integram o Comitê.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.