Voltar Comitê Interinstitucional prega vigilância permanente para conter evolução da pandemia

O presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina, desembargador Ricardo Roesler, aproveitou a reunião do Comitê Interinstitucional de Acompanhamento da Covid-19, realizada na tarde desta quinta-feira (29/10), para reforçar a importância de se garantir vigilância permanente à evolução da pandemia no Estado. "Há necessidade de ficarmos muito atentos, sobretudo nos próximos dias, para que possamos fazer uma reavaliação constante", indicou. O encontro, feito através de videoconferência, ocorreu sob sua coordenação.

Na oportunidade, dados atualizados da pandemia em Santa Catarina foram detalhados pela médica e diretora de Saúde do PJSC, Graciela de Oliveira Richter Schmidt, com o auxílio da assessora jurídica do Núcleo II da Corregedoria, Ramila Rossa. Entre os quadros apresentados, a região da Grande Florianópolis despertou atenção por ter a maior concentração de casos ativos e a taxa de transmissão mais alta do Estado no momento. Apesar dos números, ainda não se verifica um reflexo acentuado no que diz respeito ao número de óbitos na região.

Em relação à análise geral do território catarinense, foi observado que a evolução diária de casos confirmados teve relativo crescimento nos últimos dias, em patamar semelhante ao verificado no início da pandemia. A evolução de óbitos, contudo, permanece estável. "A gente realmente deseja que, com um conhecimento melhor da doença, possamos fazer um tratamento melhor e tenhamos uma redução da taxa de letalidade", manifestou Graciela.

O subchefe da Casa Militar do Judiciário catarinense, tenente-coronel Cristiano Medeiros, apresentou informações sobre o fluxo de pessoas nas unidades judiciárias em todo o Estado e garantiu que a circulação permanece abaixo da média de 30% estabelecida em protocolo.

Representantes das instituições que integram o Comitê compartilharam da mesma posição. "A Ordem entende, realmente, que é um momento de conscientização. Manter a conscientização da classe em relação a essa situação, com o intuito de colaborar e evitar, principalmente nas áreas de maior risco, que haja a propagação e aumento da contaminação", anunciou o presidente da OAB/SC, Rafael Horn.

Ainda na condição de procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza fez sua despedida do Comitê nesta quinta-feira. Ele anunciou que a chefia da PGE/SC passará a ser exercida pelo procurador Luiz Dagoberto Corrêa Brião. Souza agradeceu o apoio recebido no âmbito do Comitê Interinstitucional. "Enfrentamos desafios que jamais imaginávamos. Foi muito bom também dividir esse momento de enfrentamento da Covid com todos", reconheceu.

Participaram do encontro o 1º vice-presidente do PJSC, desembargador João Henrique Blasi; a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Soraya Nunes Lins; os desembargadores Volnei Celso Tomazini (2º vice-presidente), Salim Schead dos Santos (3º vice-presidente), Dinart Francisco Machado (corregedor-geral do Foro Extrajudicial), Paulo Henrique Moritz Martins da Silva (diretor executivo da Academia Judicial) e Leopoldo Augusto Brüggemann (coordenador do GMF); além de juízes auxiliares da Presidência, diretores, assessores e demais representantes das instituições que integram o Comitê.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.