Voltar Comprometimento, dedicação e concentração: receita para alta produtividade em Brusque

Mais de 6 mil decisões em 2018

Comprometimento, dedicação e concentração no trabalho. Este é a receita empregada pelo juiz Edemar Leopoldo Schlösser, titular da Vara Criminal da comarca de Brusque, para alcançar o posto de magistrado mais produtivo na área criminal em 2018 no Estado, conforme levantamento da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ). Foram 1.206 sentenças e 5.081 decisões interlocutórias prolatadas por Schlösser no ano passado, no total de 6.287 decisões.

O juiz atribui o desempenho à triagem dos processos que tramitam na unidade, aliado ao fato de dedicar 10 a 12 horas diárias ao trabalho forense, além de contar com uma competente assessoria de gabinete e total comprometimento de serventuários e estagiários da Vara Criminal. Além disso, o magistrado destaca a importância da distribuição dos trabalhos de gabinete, por matéria penal, à assessoria e aos estagiários. 

Ele garante que isso tem contribuído para maior rendimento, produção e aperfeiçoamento dos despachos, decisões interlocutórias e sentenças, uma vez que se trata de Vara Criminal única, com abrangência sobre todas as matérias penais, inclusive com a função de Corregedoria do Presídio, com inspeções mensais regulares. Atualmente, a unidade possui 8.017 processos em andamento, dos quais 6.421 em tramitação; 377 em grau de recurso e 1.219 suspensos.

Mesmo com todo este volume de processos, a audiência mais remota está marcada para julho de 2019, o que significa uma pauta de seis meses. Schlösser iniciou as atividades no Tribunal de Justiça de Santa Catarina em janeiro de 1993. Durante a jornada como magistrado já atuou como juiz substituto e titular em 13 comarcas do Estado. Passou por Itapiranga, Palmitos, Concórdia, Seara, São Miguel do Oeste, Anchieta, São José do Cedro, Dionísio Cerqueira, Anita Garibaldi, Maravilha, Xanxerê e Ponte Serrada até sua chegada a Brusque.

Imagens: Divulgação/Arquivo Pessoal
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.