Voltar Conselho analisa ações para aprimorar segurança em unidades do Poder Judiciário de SC
Integrantes do Conselho de Segurança do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), sob a presidência do desembargador Getúlio Corrêa, estiveram reunidos na manhã de hoje (18) para debater sobre o andamento das ações na área de segurança do Poder Judiciário catarinense. Transporte de jurados após realização dos tribunais do júri e soluções para controlar o acesso aos espaços físicos da Justiça de Santa Catarina estiveram entre os itens da pauta.
 
Na oportunidade, representantes do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do TJ (NIS) propuseram a elaboração de um protocolo para disciplinar a questão do transporte dos jurados após o término das sessões do júri. O objetivo é garantir a segurança dos integrantes do Conselho de Sentença, que em alguns casos necessitam de atenção especial em casos de julgamento que envolvem membros de facções criminosas, por exemplo.
 
Em relação às ações para manter o controle de acesso aos fóruns, o Conselho trabalha com a possibilidade de implantar ainda este ano, em todas as comarcas de entrância especial, soluções de segurança, entre elas implantação de catracas, scanners, portas giratórias ou portais com detector de metais. O órgão também quer lançar em breve uma campanha para estimular o uso de crachás por parte dos servidores do TJ. "Nós percebemos que diminuiu muito o número de pessoas com esse tipo de identificação. O nosso objetivo é fazer com que as pessoas se conscientizem de que essa medida visa manter o controle de acesso e, assim, dar segurança àqueles que transitam nas dependências do TJ", destaca o tenente-coronel Emerson Fernandes, chefe da Casa Militar.
 
O TJ também realocou 18 colaboradores terceirizados, até então lotados no TJ, para os fóruns que não contavam com recepcionistas. Hoje, 54 comarcas do Estado não contam com recepcionistas. Por fim, a equipe do NIS apresentou aos membros do Conselho de Segurança um esboço da apresentação que será feita do órgão (como funciona, atribuições e importância do NIS para a segurança dos magistrados e servidores) em evento que será realizado na próxima semana no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília-DF.           
 
Imagens: Douglas Schereiber/Assessoria de Imprensa do TJ
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.