Voltar Consolidado, Novos Caminhos faz homenagem para jovens e parceiros em Lages e Caçador

Com seis anos de existência, o Novos Caminhos já é um programa consolidado em Santa Catarina.  Em 2018, encaminhou para o mercado de trabalho 105 jovens no Estado. Neste ano, empresas parceiras ofereceram oportunidade para mais de 130 adolescentes atendidos em serviços de acolhimento. Para encerrar mais um ciclo, nesta semana 70 participantes das regiões da Serra e Meio-Oeste foram homenageados por terem feito cursos de qualificação. Também foram lembrados profissionais que atuam diretamente nas atividades e empresas apoiadoras da iniciativa. Estas receberam o selo "Empresa Cidadã".  

Há poucos dias, a jovem Maria Eduarda Ferreira concluiu a primeira experiência de trabalho no Maxxi Atacado, em Lages. Foi como jovem aprendiz e por quase um ano e meio. A expectativa, agora, é de uma contratação efetiva. Estar no Novos Caminhos fez diferença na vida dela e de toda a família. "Se não tivesse participado do programa, não teria conseguido o emprego. Por conta disso, quitamos a casa e tiramos nosso primeiro carro", conta a egressa de 17 anos, já emancipada. O supermercado foi uma das empresas que receberam a honraria por abrir as portas para os jovens.

Pelo segundo ano consecutivo, a Vossko do Brasil foi homenageada com o selo "Empresa Cidadã". Para o diretor executivo, Álvaro Brandão Filho, os empreendimentos devem assumir compromisso com a responsabilidade social. "Parte do lucro da empresa precisa retornar para a sociedade vulnerável. Aqui represento os 500 funcionários da Vossko que se dedicam ao programa. Fico muito feliz e honrado pela homenagem. Se não tivesse recebido, continuaria da mesma forma apoiando o Novos Caminhos." A Vossko criou um programa interno, chamado "Crescendo Juntos", para oferecer oportunidade de trabalho aos jovens acolhidos.

O juiz Ricardo Alexandre Fiúza, diretor do Fórum da comarca de Lages, destaca a importância desses apoios institucionais. "Precisamos de parcerias fortes para dar um norte e mudar a perspectiva de vida desses adolescentes. O Novos Caminhos já deu certo. Prova disso é a continuidade sem interrupção dos trabalhos realizados desde 2013. Temos que buscar ampliá-lo e para isso contamos com as empresas da região".

Em São Joaquim, as atividades desenvolvidas por uma psicóloga contratada com o auxílio da Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag) fazem a diferença no trabalho com os adolescentes. "É fundamental que esses apoiadores continuem nos ajudando na construção de novas perspectivas e acreditando nos adolescentes. É notório o desenvolvimento deles com o atendimento psicológico", diz a assistente social municipal Karimi Abreu Haidar.

Muitas pessoas ainda desconhecem os motivos que levaram os adolescentes para o serviço de acolhimento. Às vezes, os confundem com aqueles em conflito com a lei, que estão em centros de atendimento para cumprir medidas socioeducativas. Outras sabem dessa diferença, conhecem histórias de superação de crianças e adolescentes, que têm uma medida protetiva excepcional e provisória, e os ajudam a trilhar um novo caminho.

A prefeitura de Santa Cecília ofereceu oportunidade de estágio para um adolescente. Durante o evento, em Caçador, a prefeita Alessandra Garcia falou que todos encontram dificuldades e sempre há oportunidades que surgem para mudar essa condição. "Só o nome do programa já nos remete a coisas boas. A vocês, jovens, é preciso ter foco e prosperar. Vão em frente e façam a diferença. Quero agradecer também a todos que fizeram a diferença abrindo as portas para esses jovens com uma chance de trabalho."

 

Comarca de Caçador

Adolescentes homenageados: 45 jovens

Empresas:

Lojas Quero-Quero

Mister Paper Indústria de Papel Eireli EPP

Abbaspel - Indústria d Comércio de Papéis Ltda.

Videplast Indústria de Embalagens Ltda.

Celesc

Prefeitura Municipal de Santa Cecília

Rede Zarpellon de Supermercados

Trombini Embalagens SA

 

Comarca de Lages

Adolescentes homenageados: 25

Empresas:

Vossko do Brasil

Maxxi Atacado 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.