Voltar Consulado é comunicado sobre cidadão argentino flagrado após crime em São José

Um cidadão argentino teve prisão preventiva decretada em audiência de custódia realizada na tarde de segunda-feira (20/01), após ser submetido a audiência de custódia na 2ª Vara Criminal da comarca de São José. O Consulado da Argentina no Estado já foi comunicado. Ele foi preso em flagrante por policiais militares ao praticar um furto em comércio da região da comunidade Chico Mendes.

No momento da abordagem, aliás, o estrangeiro ainda tinha em seu poder parte dos objetos subtraídos. Ao ser ouvido em juízo, o homem admitiu não ter residência fixa na Grande Florianópolis e viver praticamente em situação de rua, no próprio bairro em que foi pilhado pela guarnição policial. Os PMs que atenderam a ocorrência contaram que o cidadão mostrou-se bastante revoltado e que danificou o espaço em que foi colocado na viatura, chamado de "caixa", com chutes e pontapés. A magistrada que comandou a audiência não teve dúvidas em converter o flagrante em prisão preventiva.

"O conduzido, que é estrangeiro (possivelmente em situação irregular no país) e sequer possui qualquer documento para comprovar sua identidade, possui dois outros registros policiais por crime de furto e afirmou ter permanecido preso no ano passado por aproximadamente sete meses, tudo levando à conclusão de que sua soltura é um risco à ordem pública, já que propiciará o fácil retorno à delinquência", anotou a autoridade judicial.

Ela também mencionou o fato do cidadão não possuir qualquer vínculo com o distrito da culpa, daí a inexistência de garantia que não empreenderá fuga para se esquivar de futura aplicação da lei penal. O estrangeiro, ao final de seu depoimento, registrou que foi vítima de agressões por parte dos policiais que lhe prenderam. O fato foi devidamente registrado, com a remessa de cópia dos autos à Secretaria das Promotorias para encaminhamento a unidade responsável pelo controle externo das atividades policiais (I.P nº 50007247720208240064/SC).  

Imagens: Divulgação/Freepik
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.