Contadoria Judicial Estadual do PJ inicia trabalho com resultado acima da expectativa - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Contadoria Judicial Estadual do PJ inicia trabalho com resultado acima da expectativa
10 Agosto 2021 | 10h11min

A primeira semana de trabalhos da Contadoria Judicial Estadual do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) alcançou resultados acima das expectativas. Implantada no último dia 2 de agosto, a nova divisão da Diretoria de Suporte à Jurisdição de Primeiro Grau já garantiu uma redução de quase seis mil processos em acervo. Isso foi possível porque a contadoria unificada deu vazão a uma entrada de mais de 11 mil processos, com a devolução de aproximadamente 17 mil ações no mesmo prazo. Como a primeira semana pedia um período de adaptação à nova forma de trabalho, a expectativa era de que esse volume ficasse na casa de 10 mil processos devolvidos.

"Fomos surpreendidos positivamente. Tivemos dificuldades, mas em menor número do que o esperado. Contamos com grande capacidade de adaptação dos contadores, que estão se sentindo motivados e valorizados", destaca a chefe da nova divisão, Dalila Martini.

A divisão e a seção de apoio, aponta Dalila, têm dado suporte constante aos contadores nas suas dúvidas e dificuldades, seja por e-mail ou por videoconferência. Conforme a chefe da divisão, os maiores desafios estão mapeados para que a capacitação do grupo seja direcionada a pontos específicos.

O diretor de Suporte à Jurisdição de Primeiro Grau, Marcos Fernandes Pereira Raccioppi, avalia que a excelência demonstrada no início das atividades se deve à combinação de alguns fatores. Um deles, diz o diretor, resulta do maior reconhecimento aos contadores enquanto categoria, pois passaram a contar com melhores condições de trabalho.

"A resposta automática se deu nesse volume de trabalho acima da média em nossas projeções", afirma. Outro aspecto apontado diz respeito à estratégia de enfrentamento do acervo, inicialmente voltado aos processos mais antigos. Estes, observa Raccioppi, em sua maioria tratam de análise de custas e podem ser solucionados com maior celeridade.

Outro fator por trás da produtividade é a reorganização da distribuição de tarefas entre os contadores judiciais. "Houve um melhor equilíbrio de toda a força de trabalho", reforça o diretor de Suporte à Jurisdição de Primeiro Grau.

Nesta primeira fase de atividades, a Contadoria Judicial Estadual está restrita à atuação nas unidades de primeiro grau. Tão logo esteja regularizado o acervo assumido, a nova divisão tem em seu projeto a previsão de trabalhar em conjunto com as diretorias que hoje fazem o serviço no segundo grau, atraindo a demanda também para a Contadoria Judicial Estadual.

"Esses dados já vêm comprovar a efetividade do modelo criado", diz juiz-corregedor

A partir da centralização da prestação do serviço de contadoria a todas as unidades judiciais, a Contadoria Judicial Estadual foi planejada para garantir a distribuição equânime da carga de trabalho entre os contadores, além de promover a redução da taxa de congestionamento nas contadorias judiciais de diversas comarcas e de imprimir maior celeridade e qualidade à prestação jurisdicional.

Para o juiz-corregedor Silvio José Franco, do Núcleo II da Corregedoria-Geral da Justiça, os primeiros resultados alcançados atestam a eficiência do modelo adotado, bem como a dedicação e comprometimento dos profissionais envolvidos.

"Tudo considerado, os indicadores da primeira semana de funcionamento são mais do que satisfatórios. Os servidores da Contadoria Judicial Estadual não só conseguiram dar total vazão a uma entrada acima de 11 mil processos - o que já é um número muito expressivo, especialmente para meros cinco dias de trabalho -, como, ainda por cima, diminuir em quase seis mil ações o acervo existente. Por certo, esses dados já vêm comprovar a efetividade do modelo criado, mas dizem mais do que isso: testemunham sobre a capacidade e a dedicação dos contadores envolvidos, que abraçaram a ideia desde o início e não pouparão esforços para convertê-la em mais um caso de sucesso no Poder Judiciário de Santa Catarina", analisa Silvio Franco.

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/Pixabay
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080