Voltar Coordenador do NIS, desembargador Dalabrida recebe comenda da Justiça Militar da União

O desembargador Sidney Eloy Dalabrida, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, recebeu uma homenagem da Justiça Militar da União, a mais antiga do país, nesta quarta-feira (29/03). Em sessão solene realizada no Clube do Exército, em Brasília, ele foi agraciado com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM).

Entre as autoridades homenageadas nesta quarta-feira, ao lado de Dalabrida, estavam a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura; o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira; e os comandantes das Forças Armadas. A sessão foi comandada pelo presidente do Superior Tribunal Militar, ministro tenente-brigadeiro do ar, Francisco Joseli Parente Camelo.

“Recebo essa homenagem com um sentimento de gratidão pelo PJSC, que me deu oportunidade de contribuir com a Justiça, e também pelo STM, que reconheceu todo nosso esforço em atuar em favor da Justiça”, afirmou Dalabrida.

A atuação como desembargador na área criminal, aliada ao trabalho junto à inteligência do PJSC, e participação no Comitê Gestor do Sistema Nacional de Inteligência e Segurança do Poder Judiciário, foram decisivas para a escolha de seu nome. Segundo o magistrado, “esta é só mais uma demonstração de reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvimento pelo judiciário do nosso Estado, como outras homenagens recebidas por outros colegas da magistratura catarinense”.

A Ordem do Mérito Judiciário Militar foi criada pelo Superior Tribunal Militar (STM), em 1957, e homenageia pessoas e instituições, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.  A sessão de hoje celebrou o aniversário de 215 anos da Justiça Militar da União.

Coordenador do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), o desembargador Dalabrida é doutor em Direito Penal pela Universidade de Navarra, Espanha. É pesquisador visitante do Federal Judicial Criminal, em Washington D.C., assim como mestre em Ciência Jurídica pela Univali.

Antes de ser desembargador, foi promotor de Justiça e procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, além de Coordenador do Comitê de Políticas de Segurança Institucional do Conselho Nacional do MP. É autor de livros e artigos científicos.

Imagens: Divulgação/STM
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.