Voltar CPMA de Blumenau capacita instituições que recebem pessoas para prestação de serviços

A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) da comarca de Blumenau promoveu uma capacitação para instituições parceiras que recebem pessoas condenadas por crimes de menor potencial ofensivo. O primeiro encontro do ano reuniu, no início deste mês (4/4), representantes de 85 instituições no salão do júri do Fórum Central de Blumenau.

Evento de capacitação na comarca de Blumenau.
 

Os gestores e representantes das entidades e organizações que acolhem os beneficiários que cumprem a prestação de serviços à comunidade, imposta pelos juízes, foram atualizados sobre a metodologia do trabalho da Central de Penas e Medidas Alternativas, sanaram dúvidas e explanaram sobre as suas experiências. Em sua fala, a coordenadora da CPMA de Blumenau, Juciane Andreia Boldt, ressaltou a dedicação dos parceiros e a acolhida de todos nesta desafiante missão de possibilitar a reintegração dos indivíduos e o exercício da cidadania.

Evento de capacitação na comarca de Blumenau.
 

Uma das participantes da capacitação, a gerente-administrativo Pró-Família, Liege Ferreira Blauth, compartilhou sobre a experiência de receber pessoas em cumprimento de pena. “A partir do momento que eles chegam lá apavorados, eu sento com eles, quero saber da história, o que aconteceu, de onde eles são. Então eu me torno uma amiga deles, porque eu acho que primeiro eles têm que ter a confiança em mim, depois eles fazem todas as atividades. Não sabem capinar, mas aprendem, não sabem plantar, eu ensino. Hoje eu tenho vários, eles se tornam amigos meus”, comenta, ao citar que mesmo depois de cumprirem as horas impostas, eles retornam como voluntários ao local.

Plateia do evento de capacitação na comarca de Blumenau.
 

Além da psicóloga Andréia Carla Miranda Bachmann, as assistentes sociais Elisangela Furtado de Souza e Janaina Emanuele de Souza e a técnica de atividades administrativas Gabriela Russi, da CPMA de Blumenau, a capacitação contou com a presença da superintendente de Penas Alternativas e Apoio ao Egresso da Secretaria Administração Prisional, Janete Grobe.

Sobre a CPMA de Blumenau

A Central de Blumenau, regida pela Secretaria de Administração Prisional (SAP-SEPAE), atua em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e o Ministério Público, apoia e monitora a execução de penas e medidas alternativas e busca a reintegração de indivíduos na sociedade. A CPMA de Blumenau atende apenados em processos encaminhados pela 1ª, 2ª e 3ª Varas Criminais e Juizado Especial Criminal (Jecrim).

Podem participar do programa pessoas que recebem pena de até quatro anos nos casos de crimes dolosos - cometidos com intenção de praticar o delito - ou pena sem limite de tempo nos delitos culposos - aqueles cometidos sem intenção. Após o atendimento inicial, a equipe traça o perfil da pessoa que irá cumprir a pena e a encaminha para uma entidade parceira, como asilos, creches, escolas e associações de moradores.

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.