Voltar CPMA de Blumenau promove palestra para conscientizar infratores de trânsito do Vale

O projeto Cidadania sobre Rodas, idealizado pela Coordenação Técnica Operacional das Centrais de Penas e Medidas Alternativas do Estado de Santa Catarina (CPMAs) e desenvolvido pelas equipes técnicas, recebeu nesta semana, no Fórum Central da comarca de Blumenau, uma palestra sobre o trabalho desenvolvido no CAPs AD III de Blumenau.

Na cidade do Vale, as atividades do projeto da CPMA ocorrem desde 2018. São pessoas que cometeram algum delito de trânsito - como dirigir sem habilitação, sob efeito de bebida alcoólica ou efetuar direção perigosa -, em que uma das condições da suspensão condicional do processo das varas criminais ou acordo de não persecução do Ministério Público (MP) consiste na participação obrigatória no projeto da comarca. O número de encontros varia entre seis e 12, conforme determinação do Judiciário ou do MP. A participação no grupo se estende em forma de convite aos beneficiários da execução penal envolvidos em crime de trânsito, e os encontros ocorrem na segunda terça-feira de cada mês.

No encontro de março, a psicóloga Zoraide Feuser e a psiquiatra Gleisy de Carvalho apresentaram o trabalho feito com dependentes e familiares no CAPs AD III.  Além de abordar o funcionamento do local, as profissionais explanaram a respeito do estigma da dependência química e alcoólica, a resistência em fazer o tratamento e as dificuldades enfrentadas, e ofertaram uma perspectiva de reflexão em que a pessoa possa retomar vínculos sociais e familiares. 

"Você pode até pensar neste momento que 'isso não é para mim, que eu não preciso', mas tenho certeza que algo falado aqui hoje vai tocar individualmente cada um de vocês", garantiu a psiquiatra Gleisy de Carvalho em sua fala. "Apesar da resistência em falar sobre o tema, acredito que uma sementinha foi plantada aqui. Acredito que em algum momento eles vão lembrar do que dissemos aqui hoje", complementou a psicóloga do CAPS AD III.

A psicóloga da CPMA em Blumenau, Shirlei Schumacher, ressalta a importância de trazer profissionais de diferentes áreas para conversar com os participantes. "É uma forma de ampliar o conhecimento e contribuir de diversas formas para a conscientização destes motoristas. No próximo encontro vamos tentar trazer um bombeiro militar para conversar com eles", reforça.

A Central de Penas e Medidas Alternativas é um programa da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.