Voltar CPMA de Laguna projeta novas parcerias para intensificar atendimentos em 2023
Equipe da Central de Penas e Medidas Alternativas.
 
A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Laguna, em seu sétimo ano de atividades, segue focada no aprimoramento de sua atuação na execução, acompanhamento, fiscalização e monitoramento de beneficiários de penas e medidas alternativas. A CPMA de Laguna é uma das 11 centrais em Santa Catarina, além da coordenação técnico-operacional, e faz parte do Programa Estadual de Penas e Medidas Alternativas do Estado de Santa Catarina, em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa e o Ministério Público.
 
Durante o último ano, foram promovidos 320 atendimentos técnicos a pessoas em alternativa penal, em cumprimento de prestação de serviços à comunidade e de medida educativa. Já por comparecimento obrigatório em juízo em cumprimento do regime aberto e suspensão condicional do processo, totalizaram 1.652 atendimentos. A equipe também promoveu 157 atendimentos técnicos aos familiares dos apenados.
 

Em 2022 foram recebidos 421 processos da Vara de Execuções Penais da comarca, e 597 pessoas encerraram suas penas. Entre os beneficiários das penas e medidas alternativas da comarca, 91% são homens, 75% têm entre 21 e 50 anos, e os delitos mais cometidos foram tráfico, furto, porte de drogas para uso pessoal e ameaça. A maioria atua como autônomo, trabalha no setor da construção civil ou estava desempregado.

Atualmente, a CPMA de Laguna conta 524 processos ativos, atendendo pessoas em alternativas penais encaminhadas para cumprimento de prestação de serviços à comunidade, medida educativa através de encontros socioeducativos realizados semanalmente, medida cautelar, suspensão condicional do processo, acordo de não persecução penal e regime aberto. A central também vem realizando visitas domiciliares e a instituições no acompanhamento das pessoas em alternativas penais para o cumprimento integral da pena. Além de todo o atendimento, encaminhamento e acompanhamento das medidas impostas, a CPMA de Laguna também centraliza toda a análise processual de credenciamento das instituições de todas as 11 centrais do Estado.  

De acordo com o coordenador da CPMA Laguna, policial penal Aderson Pinho Remor Filho, neste ano a central vai buscar novas parcerias com instituições para encaminhar os prestadores de serviço à comunidade e com isso colaborar para o cumprimento integral das medidas impostas. A CPMA de Laguna conta hoje com 63 instituições parceiras, sendo de grande valia a parceria que vem proporcionando às instituições públicas, destaca Aderson, como escolas municipais e estaduais, postos de saúde, corpo de bombeiros, batalhão da polícia militar e polícia científica, além de instituições como associações e ONGs, entre outras, no acolhimento dos beneficiários. “Construindo assim uma sociedade melhor e digna”.

Para 2023, a central também projeta intensificar o acompanhamento destas pessoas em alternativas penais "in loco" e diminuir qualquer descumprimento por parte delas às medidas impostas. Atendendo aos municípios de Laguna e Pescaria Brava, conta com uma equipe formada por duas técnicas assistentes sociais, um policial penal coordenador e uma técnica administrativa, que atuam no Fórum Desembargador Waldir Pederneiras Taulois.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.