Voltar Cuidados com a saúde emocional são debatidos no programa Palavra do Presidente - Ao Vivo

O programa Palavra do Presidente - Ao Vivo, que foi ao ar na manhã desta quinta-feira (8/4), teve como tema um importante assunto que alcançou ainda mais relevância devido à pandemia: a saúde emocional. Os convidados que esclareceram questões sobre a temática nesta edição foram a médica psiquiatra Bárbara Saviato, a diretora de Saúde do Poder Judiciário de Santa Catarina, médica Graciela de Oliveira Richter Schmidt, e o chefe da Divisão de Assistência à Saúde/DS, psicólogo Cristiano Minuzzi Debiasi.

O presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), desembargador Ricardo Roesler, em sua fala de abertura, externou solidariedade e apoio a todos que estão enfrentando este momento de pandemia, especialmente aos que passaram por um luto com familiares e amigos. "É importante que cuidemos bem da nossa saúde, e é isso que a presidência e o corpo diretivo estão fazendo, com todos os atos bem pensados. O Judiciário é feito de pessoas, então tenham a certeza que nossas ações estão voltadas para a saúde, o conforto, melhoria do trabalho e bem-estar de todos e seus familiares. Continuem se cuidando", destacou. Roesler também adiantou informações sobre o lançamento do Acolhe, um programa de apoio institucional à gestão emocional de magistrados e servidores, lançado hoje.

O luto e a perda de entes queridos na pandemia foram alguns dos principais temas do programa. Segundo a diretora de Saúde do PJSC, o enfrentamento da pandemia já representava um grande desafio, com o distanciamento social e as limitações que isso trazia à vida de todos, mas o momento do aumento de óbitos tem se mostrado um desafio ainda maior. "Mesmo com o isolamento, pessoas queridas e familiares que deixamos de ter contato próximo acabam se contaminando e, no momento da passagem, a despedida não ocorre da maneira que gostaríamos."

A médica psiquiatra Bárbara Saviato, por sua vez, destacou que as perdas próximas podem resultar em um luto mal elaborado, visto que o ritual de despedida não está sendo como era. "Devemos acolher os sentimentos e não negá-los. As pessoas devem tentar não se culpar por não ver os entes, por exemplo. Façam o melhor que podem nas condições que têm, e entendam que não temos o controle de tudo". A psiquiatra destaca que um sinal de amadurecimento emocional é reconhecer sua humanidade, limitações, imperfeições e emoções. "Não somos perfeitos, nenhum ser humano é, enquanto estamos aqui o que podemos fazer é cuidar da nossa saúde, e também cuidando da nossa podemos dar apoio ao outro. Pessoas em desespero acham que não há solução, mas sempre há o que ser feito", afirma Bárbara.

Já para o chefe da Divisão de Assistência à Saúde/DS, a consciência da situação e do que está incomodando é parte importante na busca pela melhora. "O primeiro passo para a cura é perceber, ter consciência do que está acontecendo e do que pode ser feito. Depois, buscar ajuda acionando sua rede de apoio familiar, de amigos e apoio externo, profissional caso necessário, e nisso a Diretoria de Saúde está à disposição". Além de suas contribuições, Debiasi destacou que as diretorias estão à disposição de todos e reforçou os programas desenvolvidos em conjunto pela Diretoria de Saúde e Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) em prol do bem-estar de magistrados e servidores. São eles: o programa Encontros com a Saúde, sobre saúde emocional e ergonomia, com foco no trabalho a distância, que irá circular pelas comarcas do Estado em breve; o recém-lançado programa Acolhe, que traz atendimentos focais para situações de luto, muito incômodo ou tristeza, e terá profissionais de psicologia e serviço social fazendo o acolhimento de magistrados e servidores por e-mail e telefone, como primeiro apoio em situações de crise emocional ou existencial e momentos de dor e sofrimento. Além disso, o programa de qualidade de vida no trabalho será relançado, com novo nome e logo escolhido através de pesquisa enviada por e-mail, e vai abranger todos os programas e projetos da DGP e DS que tenham relação com qualidade de vida e saúde emocional. Outro projeto é o de encontro on-line com gestores, sobre gestão das equipes a distância e manejo de estresse. Conduzidos pela DGP estão as Rodas de Apoio Virtuais e os programas Olhares e Mães do Judiciário. 

O programa está disponível na íntegra no canal do TJSC no YouTube

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.