Voltar Culpa concorrente em acidente não anula indenização, por fim dividida entre as partes

Grau de culpa indica percentual

O registro de culpa concorrente em acidente de trânsito, com a responsabilidade dividida entre autor e vítima, não suprime o dever de indenização entre as partes.

Sob essa premissa, a 1ª Câmara de Direito Civil do TJ, em matéria sob a relatoria do desembargador Sebastião César Evangelista, reformou sentença de comarca do sul do Estado para garantir reparação moral e material em benefício da mulher e filhas de um homem que morreu em acidente no leito da BR-101.

O acidente ocorreu durante uma madrugada chuvosa de primavera, em 1999. Com o carro quebrado, o motorista abriu o capô e postou-se ao lado esquerdo do veículo, onde acabou colhido por outro automóvel que circulava pela rodovia. 

Estabelecido que a vítima concorreu em 70% para o sinistro, restou à parte contrária bancar as indenizações - por dano material, moral e pensão alimentícia - no limite de 30%. "Havendo culpa concorrente, a doutrina e a jurisprudência recomendam dividir a indenização, não necessariamente pela metade, como querem alguns, mas proporcionalmente ao grau de culpabilidade de cada um dos envolvidos", justificou o relator. A decisão foi unânime (Apelação Cível n. 2011.053135-8).

Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.