Voltar Cultura da paz, na comarca de Jaraguá do Sul, quer literalmente alcançar as ruas

A cultura da paz quer, literalmente, alcançar as ruas. Na comarca de Jaraguá do Sul, por exemplo, ocorreu neste mês o lançamento da Oficina de Educação e Paz no Trânsito. Destinada a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas que respondem ou não a processos judiciais ou procedimentos administrativos referentes ao trânsito, a capacitação é dividida em três módulos e será ministrada entre os meses de abril e novembro.

Três locais distintos receberão as oficinas: Fórum, Delegacia Regional de Polícia e 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Após a inscrição voluntária ou em cumprimento de penalidade imposta por juiz, a pessoa deve procurar o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) para optar por uma das datas oferecidas para cada módulo, conforme disponibilidade e conveniência.

A cerimônia de lançamento da Oficina de Educação e Paz no Trânsito ocorreu na última semana, no Salão do Júri do Fórum da comarca de Jaraguá do Sul. O capitão PM Antonio Benda Rocha, do 14º BPM, ministrou a palestra inaugural, que versou sobre "A embriaguez ao volante e a paz no trânsito".

A plateia estava composta de autoridades e lideranças comunitárias. A capacitação através de oficinas resulta de parceria entre Cejusc, Pastoral da Sobriedade, Comunidade Terapêutica Novo Amanhã e Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Aconseg), com o apoio das polícias militar e civil sediadas em Jaraguá do Sul.

A iniciativa de organizar a oficina e agregar as entidades partiu de Sueli Mader, mentora do projeto Marcha do Silêncio. Claudete Schütze, mediadora do Cejusc, é uma das entusiastas do projeto. Vale relembrar que o Cejusc foi inspirado na Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça. Com a alteração do Código de Processo Civil no início de 2016, a Justiça passou a promover oficialmente uma nova cultura de paz.

O órgão oferece atendimento ao cidadão a fim de resolver conflitos por meio pré-processual, processual e na orientação, além das oficinas, que são palestras informativas sobre as leis e a reflexão terapêutica das posturas do cidadão diante da sociedade. O Cejusc, em Jaraguá do Sul, está localizado na rua Guilherme Cristiano Wackerhagen, 87 - Vila Nova. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3275-7284.

Imagens: Divulgação/Comarca de Jaraguá do Sul
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.