Voltar Cultura, diversão e arte marcam homenagens para crianças adotivas e acolhidas em SC

A união de esforços e vontade possibilitou um momento diferente para pais e filhos adotivos, na comarca de Xanxerê. O Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Xanxerê (GEAAX) promoveu uma tarde cultural com arrecadação de livros para as casas lares. Brincadeiras e comidas alusivas à data, além de homenagens, também marcaram o último dia 12. E o GEAXX ainda apresentou a nova identidade visual.

As apresentações culturais, dança, teatro de fantoches, contação de histórias, música e poesia ficaram a cargo de artistas locais. A música sobre adoção, de autoria da assistente social Andreia Segalin, da comarca de Maravilha, também foi executada com a exibição do vídeo institucional que trouxe a nova marca do GEAAX. Para esse dia especial, o apoio financeiro veio de empresários do município e de instituições como Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (ACIX) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que disponibilizaram personagens infantis, pintura temática, brinquedos infláveis, cama elástica, algodão doce e pipoca.

A assistente social Elizabete Scheffer, da comarca de Xanxerê, conta que foram três meses de organização do evento. A entrada era a doação de um livro infanto-juvenil em bom estado para posterior repasse às instituições de acolhimento Casulo e Aprisco, de Xanxerê. Foram arrecadados aproximadamente 400 livros que serão utilizados na formação de bibliotecas das casas lares.

O juiz Christian Dalla Rosa, da Vara da Infância e Juventude de Xanxerê, destacou o papel do GEAAX na construção da nova cultura de adoção pelos voluntários, a maioria pais adotivos, que visam divulgar a Cultura da Adoção, a prevenção do abandono, a preparação de adotantes, o acompanhamento da pós-adoção, a reintegração familiar, e a conscientização da sociedade em relação a legitimidade da família adotiva, bem como o auxílio na busca ativa de famílias para adoção de crianças fora do perfil comumente desejado.

Criciúma

A Vara da Infância e Juventude e Anexos da comarca de Criciúma promoveu na última quinta-feira (13/10), em alusão ao Dia das Crianças, uma tarde em que crianças e adolescentes em acolhimento exerceram alguns de seus direitos fundamentais: brincar, praticar esportes e se divertirem. Através do projeto Acolhendo com Amor, a unidade articulou uma campanha de arrecadação solidária com magistrados, servidores e colaboradores da comarca e que oportunizou um dia especial aos 38 acolhidos nos abrigos Lar Azul, Nossa Casa e Florescer.


 

“Foi muito gratificante contar com o apoio dos colegas, magistrados e familiares. Mais uma vez a Casa Mix firmou parceria com a Vara da Infância e, juntamente com as coordenações das instituições de acolhimento, foi possível proporcionar momentos de muita diversão para os nossos pequenos”, afirma a assessora da Vara da Infância de Criciúma Deisi Innocenti, que acompanhou parte da tarde de atividades e diversão. A casa de festas infantis disponibilizou o espaço sem custos e o valor arrecadado foi utilizado para o lanche e distribuição de presentes aos acolhidos.

O juiz Pablo Vinicius Araldi , titular da Vara da Infância, também enalteceu a grande adesão dos profissionais da comarca à campanha e que o resultado positivo obtido, que é propiciar momentos de alegria e descontração aos acolhidos, é uma grande satisfação que a unidade compartilha com todos que contribuíram para que esse momento acontecesse. “Queremos garantir os direitos destas crianças e adolescentes e isso que foi proporcionado a eles neste dia, que fossem o que são, em sua melhor forma, com respeito e dignidade”.

Imagens: Divulgação/Fabriele Feó (Xanxerê) e Comarca de Criciúma
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.