Voltar Curiosos sobre constelações lotam evento do projeto Justiça Sistêmica em Blumenau

Você sabe o que são constelações familiares? Elas iniciaram timidamente dentro do Poder Judiciário e hoje estão presentes no cotidiano forense de 16 estados brasileiros e do Distrito Federal. A prática faz parte do projeto Justiça Sistêmica, implantado em Blumenau em 2017 pela juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, que promove diversas atividades para estimular a criação de vínculos com a comunidade. No evento desta semana, os consteladores Ricardo Rocha e Carol Carsten abordaram o tema com a palestra "Novas Constelações Sistêmicas" no Fórum Central de Blumenau.

Profissionais de Joinville, no norte do Estado, eles apresentaram didaticamente as constelações familiares e contaram como elas auxiliam na resolução de conflitos dentro do Judiciário. "As constelações familiares são a ciência dos relacionamentos. Elas nos mostram que por trás de conflitos de qualquer natureza atua a transgressão de leis naturais que regem a vida. Leis essas que Bert Hellinger, criador da constelação, chamou de Ordens do Amor. Uma vez que a transgressão aconteça, ela pode permanecer atuando por várias gerações, até que finalmente o fato seja visto, incluído e liberado", comenta Carol Carsten.

Presente em vários estados brasileiros, as constelações familiares são também uma oportunidade para que as pessoas encontrem um desfecho aos seus próprios problemas e conflitos, sem a necessidade de judicialização em alguns casos. "A sentença proferida por um juiz não garante que ambas as partes finalizem o processo de forma emocionalmente satisfatória. Ao constelar, pode ser visto em nível profundo qual é a solução sistêmica, que sempre abrangerá todos simultaneamente. Isso possibilita que todos encontrem a paz e sigam suas vidas internamente resolvidos", finaliza.

O público se interessou pelo assunto e lotou o Salão do Júri da comarca de Blumenau. Ao final da apresentação, profissionais do direito, servidores do TJ e interessados no tema questionaram os palestrantes sobre diversos pontos apresentados. O encontro iniciou às 19h e durou mais de duas horas. 

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.