Voltar Curso profissionalizante capacita jovens em conflito com a lei na comarca de Sombrio

O juiz Evandro Volmar Rizzo, titular da 2ª Vara da comarca de Sombrio, que responde pelo Juizado da Infância e Juventude naquela unidade jurisdicional, comandou na última semana solenidade de formatura de 12 jovens no 9º Ciclo da Oficina Profissionalizante Socioeducativa. Implantada em fevereiro de 2014, a iniciativa tem por objetivo promover uma abordagem integral na aplicação das medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Os resultados alcançados até agora demonstram que a comarca está no caminho certo, diante da redução considerável do índice de reincidência entre adolescentes em conflito com a lei. Desde sua criação, 76 jovens passaram pelo projeto.

"Nós sabemos que a vida desregrada só leva a situações difíceis. Hoje encerramos nossa participação nesta etapa da vida de vocês, porém a equipe estará sempre de portas abertas", discursou Rizzo, em solenidade realizada na noite da última sexta-feira (8/11) no Salão do Júri da comarca. O evento contou com a participação da desembargadora Rosane Portella Wolff, coordenadora estadual da Infância e Juventude (Ceij), e a presença de representantes dos municípios de Sombrio e Balneário Gaivota, além de empresários e assistentes sociais que atuam no projeto.

Os adolescentes que cometem ato infracional, caso demonstrem interesse, são encaminhados para as oficinas profissionalizantes e assumem o compromisso de comparecer semanalmente nas aulas. Atualmente, são oferecidos três cursos: costura, informática e vendas. O programa tem duração de sete meses e, além das aulas, uma vez ao mês são realizadas oficinas que visam a interação dos adolescentes com o meio social, através de dinâmicas que trabalham a autoestima e a motivação. A iniciativa do Juizado da Infância e Juventude da comarca de Sombrio tem parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Sombrio, bem como do Departamento Social de Balneário Gaivota, com participação da sociedade e de empresários da região.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.