Voltar De forma lúdica, voluntário aborda saúde mental com participantes do Novos Caminhos em Lebon Régis

Crianças e adolescentes do abrigo Leonardo Muller Deboni, de Lebon Régis, participaram nesta semana de uma oficina sobre saúde mental. A condução das atividades ficou a cargo do estudante de Psicologia Gustavo Zir. O jovem voluntário também é colaborador da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em Caçador.

Com uma linguagem simples e de maneira lúdica, Gustavo se utilizou de dinâmicas com foco em acolher e dar voz ao grupo, sensibilizando para a reintegração social, convivência, nomes e qualidades, lista de emoções e expressões, além do fortalecimento da rede de cuidados em saúde mental.

O objetivo com a prática em grupo foi reforçar a importância das tarefas coletivas em ambientes escolares e a sensação de pertencimento. O ministrante da oficina diz que, quando a criança sente que sua participação agrega positivamente ao grupo por meio dos conhecimentos e habilidades individuais, o desejo pelo aprendizado se torna ainda maior.

Assim como Gustavo, qualquer pessoa pode ser voluntária no programa Novos Caminhos. Para isso, basta procurar a unidade do Sesi/Senai mais próxima. O projeto Eu Voluntário está implantado em todas as regiões catarinenses. Quem deseja desenvolver alguma ação pode se cadastrar no site https://fiesc.com.br/pt-br/euvoluntario .

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.