Voltar De olho na carreira jurídica, jovens estudantes são recebidos no Fórum de Chapecó

Jovens estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio do Colégio Marista, de Chapecó, visitaram nesta semana a sede da comarca local. Prestes a tomar uma das mais importantes decisões de suas vidas, com a escolha da profissão, o Poder Judiciário contribuiu ao esclarecer dúvidas dos alunos sobre a carreira jurídica. Os olhares atentos e curiosos chamavam a atenção já na chegada das turmas.

A visita ao Fórum de Chapecó iniciou pelo cartório do 1º e 2º Juizado Especial Cível, que está em fase final de digitalização de acervo. Na unidade existem 9 mil processos em trâmite e apenas 500 ainda são físicos, de papel. Na sequência, os 21 estudantes conheceram o cartório da 3ª Vara Criminal, onde os processos são 100% digitalizados. A estudante Letícia Breancini, do 1º ano, que diz ter interesse pela psicologia forense, se surpreendeu com as possibilidades de atuação para um bacharel em direito. "Imaginava que o funcionamento do cartório fosse bem diferente. Foi ótimo conhecer o espaço", afirmou a jovem de 15 anos.

A sala de audiências da 3ª Vara Criminal também foi visitada. O juiz Gustavo Marchiori explicou sobre a formação do júri popular, critérios para julgamentos, motivação dos crimes e demais dúvidas que os jovens apresentaram. "Chapecó tem o maior complexo prisional do Estado. E 70% dos crimes ocorridos aqui são ocasionados por motivos ligados a drogas lícitas ou ilícitas. Enquanto houver consumidor, haverá traficantes. O melhor é não ter contato com a droga", disse o magistrado. Em cada ambiente, os jovens receberam informações sobre os serviços prestados e puderam tirar dúvidas com os servidores.

No Tribunal do Júri, onde acontecem os julgamentos, o diretor do foro e juiz do 1º Juizado Especial Cível, André Happke, falou sobre curiosidades, formalidades e meios de ingresso aos cargos jurídicos, e respondeu a uma nova sequência de perguntas dos visitantes. "O ambiente forense é o que chamamos hoje em dia de adversarial. As pessoas ficam tensas de ter de vir aqui. Alguns vêm contrariados. O fato de as escolas trazerem adolescentes é interessante, pois faz com que percebam que é apenas um serviço público diferente, com algumas peculiaridades, mas para o bem da população. Sem ordem na vida em sociedade, a que se propõe o direito, a convivência fica difícil", considerou o magistrado.

Bernardo Stefanello tem 16 anos e está no 2º ano. Pretende cursar relações internacionais e se especializar em direito internacional. A visita ao Fórum serviu para reforçar a decisão do estudante. "Conhecer o funcionamento interno do Fórum foi uma oportunidade única. Apesar do trabalho local ser diferente do direito internacional, foi muito bom estar aqui", avaliou. A visita foi uma atividade da disciplina de orientação profissional, ministrada pela psicóloga e professora Mariana Morello.

De acordo com ela, as visitas acontecem no contraturno da aula e são direcionadas de acordo com o interesse dos alunos. "Todos esses alunos que estiveram no Fórum manifestaram interesse no direito como profissão. Por isso, eles vêm muito focados. A real noção que recebem numa experiência como essa ajuda muito para que possam decidir com segurança a profissão que deve nortear o resto de suas vidas", afirmou. Quem quiser conhecer o trabalho do Poder Judiciário em Chapecó pode agendar uma visita pelo e-mail chapeco@tjsc.com.br.

Imagens: Elizandra Gomes/Assessoria de Imprensa TJ
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.