Voltar De olho no futuro, Judiciário de SC reduz o consumo de copos plásticos descartáveis

A campanha “Traga seu copo ou caneca”, relançada em novembro de 2022, veio para fortalecer as ações de sustentabilidade desenvolvidas no Judiciário catarinense. A ideia de incentivar servidores, magistrados, estagiários, terceirizados e demais colaboradores do PJSC a usar seu próprio copo, caneca ou outro recipiente reutilizável, em substituição aos copos plásticos descartáveis, ganha cada vez mais adeptos em todas as comarcas catarinenses.

Em Lages, alguns servidores fizeram a substituição motivados pela ação, porém outros adotaram essa prática há muito tempo, como no setor de serviço social. Faz pelo menos 15 anos que as assistentes sociais usam canecas de louça.

Na prateleira, os objetos, além de reforçar o compromisso com a sustentabilidade, são referência de afeto. Presentes que trocaram entre elas, ganharam de estagiários ou vieram de casa por motivos especiais.

“Achei bacana essa iniciativa. Sempre nos preocupamos com o meio ambiente. Talvez pensar algo como a destinação dos papéis também seja interessante”, sugere a servidora Sumaya Dabbous.

Desde que a Diretoria de Infraestrutura (DIE) do TJ e a Secretaria de Gestão Socioambiental (SGS) propuseram esse movimento e adotaram outras providências, como instalar dispensers poupa-copos apenas nas áreas de circulação para uso dos visitantes, por exemplo, a redução dos objetos foi significativa. Confira, abaixo, as percepções da equipe da DIE sobre o desenvolvimento da campanha:

Mudança de comportamento

É nítido que o comportamento de nossos servidores está mais voltado às questões ambientais do que em anos anteriores. Aqui na sede do Tribunal, por exemplo, os servidores já utilizam canecas e outros recipientes reutilizáveis para tomar água ou café/leite. O copo plástico descartável é utilizado apenas para atendimento ao público externo. 

 Tendências

Hoje, todas as unidades do Estado disponibilizam copos plásticos descartáveis apenas para o público externo. Com o avanço da tecnologia, contudo, a tendência é de que haja cada vez menos pessoas circulando pelos prédios do Judiciário.  

 Avaliação da campanha

Para se ter uma ideia, entre janeiro e novembro de 2022, a média mensal de consumo de copos plásticos descartáveis em todo o Estado era de 1400 centos. A média mensal de dezembro de 2022 e janeiro de 2023 é de 500 centos, ou seja, tivemos mais de 60% de redução. Esperamos melhora nesse percentual para os próximos meses, pois acreditamos que a campanha lançada em novembro de 2022, juntamente com a decisão da Presidência que restringiu o consumo de copos plásticos descartáveis no Poder Judiciário catarinense, gerou efeito positivo e despertou maior consciência ambiental em nossos servidores. 

 Pegada ambiental

Estamos muito confiantes de que o Judiciário catarinense está no caminho certo quando o assunto é sustentabilidade, e a campanha "Traga seu copo/sua caneca" é um importante passo nesse sentido. A destinação de copos descartáveis apenas ao público externo nos convida a pensar em diversas outras ações que podem aprimorar nossa pegada ambiental. É um novo degrau que, aliado ao avanço exponencial da tecnologia, tem auxiliado a mudança de atitude dos nossos usuários internos. É muito bom participar desse progresso que alia a redução de custos ao aumento da responsabilidade com o nosso planeta.

Imagens: Divulgação/Freepik
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.