Voltar 'Dedo da Justiça', obra restaurada do pintor Willy Zumblick, embeleza Fórum de Tubarão

O Salão do Júri do Fórum da comarca de Tubarão conta, desde a abertura do ano judiciário, com cinco obras restauradas do artista plástico tubaronense Willy Zumblick. Em busca da preservação deste patrimônio, o processo de restauração de quatro dos cinco quadros do acervo, iniciado na gestão da juíza Lara Maria Souza da Rosa Zanotelli na direção do foro daquela comarca, foi providenciado pelo magistrado Mauricio Fabiano Mortari.

O projeto foi elaborado pelo servidor Adriano Silva de Souza, que se empenhou para promover a recuperação das peças danificadas pelo tempo. "Foi uma grande honra participar do processo de restauração dos quadros do pintor Willy Zumblick, por se tratar de obras de imenso valor histórico e cultural para o município de Tubarão. A manutenção e conservação dessas obras é uma forma de manter viva a memória da cidade", declarou o servidor. 

Também colaborou com o processo de instalação e escolha do local de fixação das obras a servidora Elisandra Gomes Jeremias Mortari. O estúdio responsável pelo restauro, que ganhou a tomada de preços, foi o Ateliê Lú Scussel, da cidade de Antônio Carlos. 

Na atual gestão de direção do foro, do juiz Edir Josias Silveira Beck, também foi feito o resgate da quinta obra, intitulada "O Dedo da Justiça", que se encontrava em poder da Unisul mas pertencia ao Fórum de Tubarão e foi gentilmente devolvida pela instituição. As demais obras são retratos do desembargador Osmundo Wanderley da Nóbrega, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, e dos ex-governadores Heriberto Hülse, Jorge Lacerda e Irineu Bornhausen. 

As obras agora podem ser contempladas no Salão do Júri do Fórum Desembargador Edgar de Lima Pedreira, localizado na rua Wenceslau Braz, 560, bairro Vila Moema, Tubarão.

Imagens: Divulgação/Comarca de Tubarão
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.