Voltar Depen elogia a estrutura do sistema prisional catarinense durante evento em Criciúma

Nesta semana, Criciúma recebeu o Congresso Regional do Conselho da Comunidade, com o tema “Execução penal: direitos e deveres”. O evento reuniu operadores do Direito, policiais penais e militares, estudantes, voluntários e interessados no tema. Promovido pelo Conselho da Comunidade da comarca de Criciúma, em parceria com a Vara de Execuções Penais (VEP) de Criciúma, o congresso aconteceu na última quarta (8/6) e quinta-feira (9/6).


 

Em dois dias de aprendizado e troca de experiências, foram abordados matérias afetas à ressocialização, realidade prisional e direitos e deveres dos reeducandos. Além de apresentações técnicas e de trabalhos promovidos nas unidades prisionais da região Sul, o encontro também contou com amostras laborais de produtos confeccionados pelas unidades prisionais da Superintendência Regional Sul de Santa Catarina. Entre os produtos apresentados estavam roupas, itens de panificação, artesanato, trabalhos de pintura, alimentos e marcenaria, entre outros.


 

A palestra que encerrou os trabalhos do evento, na tarde da última quinta-feira, foi do coordenador de Políticas de Participação Social e de Atenção ao Egresso na Diretoria de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Cezar Augusto Correia Delmondes. Ele apresentou estatísticas e análises do sistema prisional brasileiro, números sobre as entradas e saídas, exemplos de perfil e dinâmica socioeconômica dos egressos e também projetos desenvolvidos pelo Depen. Delmondes elogiou a estrutura do sistema prisional catarinense, com destaque para as atividades laborais nas unidades prisionais em Santa Catarina.


 

A juíza Débora Driwin Rieger Zanini, titular da VEP de Criciúma avaliou os dois dias de programação como muito proveitosos. Em sua fala final, a magistrada destacou a fábula "o rei Salomão e a abelha​", para destacar a importância do aprendizado e a troca de experiências. “Em tempos desafiadores, que todos nós vivemos, temos que estar preparados para dar ajuda e também receber ajuda, se for necessário”.

Ouça o nosso boletim.

Imagens: Divulgação/Comarca de Criciúma
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.