Voltar Des. Júlio César M. F. de Melo aborda crime organizado e delação premiada em nova obra

A trajetória acadêmica e a experiência nos julgamentos da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) deram forma ao livro "Crime Organizado & Delação Premiada - com as alterações do Pacote Anticrime (Lei 13.964/2019)", de autoria do desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo. A obra foi lançada na última sexta-feira (26/6) pela Juruá Editora, e estará disponível nas livrarias nos próximos dias. É o quarto título de autoria do desembargador.

O novo livro, conta Melo, é resultado dos quatro anos dedicados a tese de doutorado cuja banca atribuiu conceito A com distinção e indicação para publicação, somados à vivência e atuação na 3ª Câmara Criminal do TJSC. O desembargador explica que, mais do que uma referência técnica, a obra também se caracteriza pelo resgate histórico e contextual do tema central.

"Procurei escrever um livro que não fosse apenas técnico, mas de uma leitura que pudesse ser assimilada por quem opera na área e quem não opera. Faço um histórico, por exemplo, sobre como surgiu e quando surgiu a delação premiada no Brasil. Faço um apanhado de todas as leis que tratam sobre isso. Falo das grandes organizações criminosas no mundo inteiro, como a italiana, espanhola e portuguesa", detalha.

Instituída em 2013 no Brasil, a delação premiada passou a ser assunto de domínio público a partir dos desdobramentos da Operação Lava-Jato. "O tema cresceu muito com a Operação Lava-Jato, ganhou uma dimensão muito grande. As pessoas, leigas ou não, foram atrás para saber do que se tratava. É um meio de prova muito efetivo. Através desse meio de prova se consegue chegar aos autores de grandes crimes", aponta o autor.

O livro "Crime Organizado & Delação Premiada" já está disponível para aquisição no site da Juruá Editora (www.juruaeditora.com.br) ou por televendas (41-3352-1200). O desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo também assina as obras "Na Magia dos Sons", "A Prova no Processo Penal" e "Vida e Obra de Ari Kardec de Melo". No segundo semestre, lançará o livro "Política do Direito".

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.