Voltar Des. Leopoldo Brüggemann lota auditório da OAB para falar sobre assuntos prisionais

O auditório da OAB/SC ficou lotado nesta semana para acompanhar a palestra do desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Durante sua manifestação, o magistrado explicou como o GMF tem desenvolvido a gestão de presos, dos processos, as audiências de custódia, os desafios e carências encontradas em todo o Estado. "É a primeira vez que estamos aqui na OAB/SC para demonstrar o que o Grupo de Monitoramento e Fiscalização faz, que vai desde quando se pensa na compra do sabonete até quando um preso morre ou comete suicídio dentro de alguma penitenciária do Estado. Tudo isso passa por nós e é de nossa competência", frisou.

O debate, realizado na noite da última quarta-feira (2/10), integra o evento "Conversando sobre assuntos prisionais", organizado pela Comissão de Assuntos Prisionais, e discutiu o cenário do sistema penitenciário em Santa Catarina. Segundo o secretário-geral da OAB/SC, Eduardo de Mello e Souza, que representou o presidente da instituição, Rafael Horn, foi um privilégio para a OAB/SC promover esse debate, que engrandece a Ordem: "Esse tipo de palestra transcende o conhecimento jurídico, atinge pontos técnicos entre Poderes, como a advocacia, o Ministério Público, a magistratura, e é essa sinergia que faz com que o sistema de fato funcione", disse.

O presidente da Comissão Prisional da OAB/SC, Guilherme Silva Araújo, esclareceu que a intenção é trazer todo mês uma autoridade ligada ao sistema carcerário para que debata com a OAB/SC as soluções para o sistema prisional do Estado. "No Brasil sabemos que isso é um problema social grave, mas podemos juntos pensar em quais pontos devemos melhorar", assinalou. O vice-presidente da  Comissão, Wiliam Shinzatto, entusiasta e um dos idealizadores do programa "Conversando sobre assuntos prisionais", também acompanhou os trabalhos (com informações da Assessoria de Comunicação da OAB/SC).

Imagens: Divulgação/GMF
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.