Voltar Des. Luiz Cézar e equipe participam do 66º Encontro de Corregedores em São Paulo

Reunião terá seu encerramento na sexta-feira (15)

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Cézar Medeiros, acompanhado dos juízes-corregedores Paulo Roberto Froes Toniazzo, Maria Paula Kern e Luiz Henrique Bonatelli, participa do 66º Encontro do Colégio de Corregedores de Justiça do Brasil (CCOGE), em São Paulo (SP).

A solenidade de abertura aconteceu na noite desta quarta-feira (13), no Palácio da Justiça. A reunião da entidade ocorre a cada quatro meses, e tem a finalidade de buscar o aperfeiçoamento e a melhoria da prestação dos serviços judiciais e extrajudiciais dos Estados e do Distrito Federal. Outro objetivo é promover a celeridade processual e a aproximação da Justiça com a população.

Na abertura dos trabalhos, o corregedor da Justiça paulista, desembargador Hamilton Akel, destacou que a corregedoria do futuro precisa de uma nova fisionomia, capaz de responder às demandas sociais. "A função da corregedoria é regulatória. É aquele órgão que consegue monitorar as atividades dos magistrados e das esferas judicial e extrajudicial. Precisamos estar atentos ao futuro e, já nos antecipando, iniciamos a implantação do nosso processo digital, que permitirá triplicar a produtividade dos juízes", disse.

A corregedora da Justiça do Maranhão, desembargadora Nelma Sarney, presidente do Colégio, defendeu um Poder Judiciário forte e em sintonia com a sociedade. Durante seu discurso, ela convidou os corregedores a refletirem sobre o tema do encontro. "Peço para olharmos para o horizonte não como um ponto a ser alcançado, mas como um objetivo que precisa ser construído de forma conjunta, dentro de um processo integracionista, do qual participam juízes e servidores, e que, sem dúvida, deve se estender à população", conclamou.

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, que já exerceu o cargo de corregedor, falou com entusiasmo do papel da corregedoria para o Judiciário estadual. "A corregedoria é uma das mais importantes funções que o magistrado pode exercer. É o filtro pelo qual passam questões das mais urgentes, fundamentais para o fortalecimento do Estado Democrático", afirmou.

A ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça, ausente da solenidade, encaminhou um vídeo em que destacou seu desafio em assumir a Corregedoria Nacional da Justiça, para a qual foi eleita no mês de julho. Segundo a ministra, o órgão nacional é porto seguro para os operadores do Direito. Ela pregou o resgate ao respeito pelos magistrados, que ocupam posição central na garantia dos direitos constitucionais aos cidadãos.

Durante o encontro, que terá seu encerramento na sexta-feira (15), haverá atividades voltadas para os desembargadores e para os juízes auxiliares. A 66ª reunião, segundo os organizadores, deverá tratar de assuntos relacionados às atividades cotidianas, como processo digital, regularização fundiária, conciliação e mediação nos cartórios, registros públicos, acesso à Justiça e entraves na Justiça de 1º grau, dentre outros temas que prometem importantes debates.

A programação completa pode ser consultada no endereço eletrônico do Colégio de Corregedores - http://www.ccoge.com.br/.

* Fonte: Colégio Permanente de Corregedores

Imagens: Divulgação/66º ECOGE
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.