Voltar Des. Torres Marques recepciona juiz Matthews, conferencista inaugural do 37º Fonaje

Magistrado atua na Justiça inglesa

O desembargador Torres Marques, presidente em exercício do Tribunal de Justiça, recepcionou em gabinete ao final desta tarde (26/5) o juiz inglês John Matthews, conferencista inaugural do 37º Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje), responsável pela palestra de abertura do evento, marcada para acontecer na noite de quarta-feira (27), no Costão do Santinho.

Ele vai discorrer sobre sua experiência como juiz distrital na Inglaterra, cargo que se ocupa do julgamento das pequenas causas naquele país. Os dois magistrados trocaram experiências sobre o funcionamento da Justiça em seus respectivos países, a partir das similitudes e dessemelhanças dos sistemas. Mister Matthews explicou que a Justiça inglesa, por via de regra, tem custo alto. Nas small claims (pequenas causas), os valores se restringem a taxas administrativas. Em seu país, neste momento, 60% das ações tramitam nos juizados especiais.

O desembargador Torres, ao seu turno, comentou sobre a estrutura e as instâncias recursais do Judiciário brasileiro. O encontro foi prestigiado ainda pelo desembargador Jaime Ramos, a juíza de 2º grau Janice Ubialli e o juiz Antônio Augusto Baggio Ubaldo, todos envolvidos na organização do 37º Fonaje, os juízes Marcelo Pizolati e Jefferson Zanini e o procurador Ezequiel Pires. Os desembargadores Luiz Cézar Medeiros e Ricardo Orofino Fontes, corregedor e vice-corregedor-geral, também estiveram no gabinete da presidência no início da audiência. 

Imagens: Daniela Pacheco Costa/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.