Voltar Desa. Sommariva participa do I Encontro do Colégio de Coordenadores da Cevid do Brasil

A desembargadora Salete Silva Sommariva, coordenadora da Cepevid, acompanhada por sua equipe técnica, participou do I Encontro do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid), realizado na sede do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, em Cuiabá. O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro.

O evento reuniu representantes de várias cortes estaduais, oportunidade em que a Cevid apresentou alguns dos projetos existentes no Estado em prol das mulheres, bem como  participou de palestras e troca de experiências. Ao final, os coordenadores divulgaram a Carta de Cuiabá, com a definição de sete ações para o enfrentamento à violência contra as mulheres no país. 

Entre as iniciativas elencadas estão a inclusão da pauta na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), com destaques a ações de enfretamento à violência contra as mulheres. Os membros do Cocevid também conclamam os tribunais a promoverem a estruturação física, organizacional e de recursos humanos das coordenadorias, inclusive a organização de uma equipe multidisciplinar própria.

Solicitaram também ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a valorização das atividades extrajudiciais realizadas na Semana da Justiça pela Paz em Casa. Ainda, propuseram a criação de um grupo de estudos para apresentação de propostas ao órgão máximo do Poder Judiciário referentes à atuação e gestão das coordenadorias de violência doméstica e familiar contra a mulher. Por fim, ficou agendada para 5 de novembro deste ano, durante a realização do Fonavid, a eleição dos novos coordenadores do Cocevid.

Confira na íntegra a Carta de Cuiabá

 

Imagens: Divulgação/Cevid
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.