Voltar Desembargador Boller é reeleito para a presidência da 1ª Câmara de Direito Público

O desembargador Luiz Fernando Boller foi reeleito por aclamação a novo mandato de dois anos para presidir a 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, para o biênio que se iniciará em fevereiro de 2020. Natural de Porto Alegre-RS, nascido no dia 7 de fevereiro de 1954, Boller graduou-se em Direito pela UFRS em 1979. Advogou durante cinco anos nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ingressou na magistratura gaúcha em 1985, como juiz pretor, com atuação nas comarcas de São Gabriel e São Jerônimo.

Como juiz substituto passou a integrar a magistratura de Santa Catarina em 1987. Teve passagens, já como juiz titular, nas comarcas de Seara, Santa Cecília, Canoinhas, Araranguá, Criciúma e Tubarão. Nesta última permaneceu por nove anos. Juiz eleitoral em Santa Catarina desde junho 1989, presidiu eleições nos municípios de Seara, Santa Cecília, Canoinhas, Araranguá, Criciúma e Tubarão. De 1993 a 1999, integrou a 4ª Turma de Recursos de Criciúma. Em 4 de fevereiro de 2009, assumiu o cargo de juiz de Direito de 2º Grau. Exerceu suas atividades na Câmara Civil Especial.

Ganhou reconhecimento do Tribunal Pleno por sua atuação na implantação e desenvolvimento dos trabalhos iniciais da Câmara Especial Regional de Chapecó - descentralização da Justiça -, iniciativa pioneira do judiciário catarinense no País. Promovido por merecimento para o Tribunal de Justiça, tomou posse em 15 de março de 2011.

No biênio 2012/2014, foi Presidente do Núcleo de Conciliação do Tribunal, tendo no período de 2016/2018 sido o Coordenador da Comissão de Jurisprudência do TJSC, e Presidente da Comissão Examinadora do Concurso para ingresso na carreira da Magistratura do Estado. Desde outubro de 2018, é também Conselheiro de Políticas Jurisdicionais e Administrativas da Corte catarinense. É casado há 39 anos com Lúcia Castro Boller, desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Sua reeleição ocorreu em sessão da 1ª Câmara de Direito Público ocorrida no último dia 3 de dezembro.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.