Voltar Desembargador Cláudio Barreto Dutra, ex-presidente do TJSC, tem aposentadoria aprovada

Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) de fevereiro de 2012 a janeiro de 2014, o desembargador Cláudio Barreto Dutra teve o pedido de aposentadoria aprovado nesta quarta-feira (19) pelo Órgão Especial. Natural de São Bento do Sul, o desembargador será aposentado a partir do dia 4 de novembro. Três dias depois, em 7 de novembro, o ex-presidente completaria 45 anos de magistratura.

A relatora do processo de aposentadoria do ex-presidente do TJSC, desembargadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, destacou algumas das ações na gestão do Judiciário catarinense pelo desembargador Cláudio Barreto Dutra. Em 2013, o programa Novos Caminhos, que contribui para a construção da autonomia de jovens que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, foi implantado.

No mesmo ano, o TJSC adotou a agenda ambiental da administração pública. Na mesma gestão, o Judiciário catarinense comprou o imóvel que posteriormente abrigou a Academia Judicial e o Fórum Bancário, com o fim do pagamento de aluguéis. Também nesse período foi adotada a política dos Juizados Especiais itinerantes e o enfrentamento dos acervos dos juízos de 1º grau por meio de grupos de trabalho. O desembargador Cláudio Barreto Dutra ainda foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), de 25 de março de 2009 a 25 de março de 2010.

Depoimentos

“Muito me alegra ser agraciada com a possibilidade de ser a relatora do pedido de aposentadoria de um magistrado que foi extremamente importante para o Poder Judiciário catarinense com a atuação ética, eficaz, vanguardista, técnica e honrada, com um escopo de defesa da Justiça de maneira célere e objetiva.”
Desembargadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer

“No próximo dia 7 de novembro, o desembargador Cláudio completa 45 anos de magistratura e outros tantos anos como servidor da Secretaria de Estado da Fazenda. Não vou exaltar a sua vitoriosa carreira, que é conhecida por todos nós. Aprendi muito com o seu modo de conduzir as sessões, que trago comigo até hoje. Em nome do Grupo de Direito Comercial desejo toda a sorte em sua nova caminhada, e muito obrigado por compartilhar a sua trajetória.”
Desembargador Torres Marques
  
“Também gostaria de registrar o grande apreço e admiração que tenho de longa data pelo desembargador Cláudio Barreto Dutra, cuja classe, inteligência, elegância no falar e no vestir, perspicácia e sabedoria a todos inspiram. Tive a honra de trabalhar ao seu lado na 5ª Câmara de Direito Comercial e desejo muitas felicidades ao lado da esposa, filhos e netos.”
Desembargadora Soraya Nunes Lins

“O desembargador Cláudio sempre foi muito objetivo, e comecei a admirar sua excelência em 1987, quando eu era promotor de justiça em Criciúma e sua excelência estava na Vara da Fazenda daquela comarca. A partir daí foi o início de uma amizade que se prolongou no tempo, mas depois voltamos a nos encontrar aqui no Tribunal. É um exemplo de simpatia e, por isso, uma unanimidade no Tribunal. Um magistrado íntegro e sempre comprometido com os resultados de suas decisões em prol dos jurisdicionados.”
Desembargador Luiz César Medeiros

“As qualidades pessoais foram bem destacadas pelos desembargadores e pelas desembargadoras e, assim, não tenho nada mais a acrescentar. Conheci o desembargador no início da década de 1990, eu na posição de advogado, quando aquele jovem juiz chamou a minha atenção. Quando o reencontrei como magistrado fui convidá-lo, ao lado da desembargadora Soraya, para compor a 5ª Câmara de Direito Comercial, e fomos agraciados com o seu conhecimento. Anoto aqui a minha enorme satisfação de ter trabalhado ao seu lado e que já deixou saudades.”
Desembargador Jânio Machado

“Quero ratificar todas as palavras em nome do desembargador Cláudio Dutra, e sempre neste momento a gente precisa frisar o exemplo e a imagem que deixa. O desembargador sempre foi um homem trabalhador, organizado, sempre muito objetivo em suas decisões, uma pessoa correta, está todos os dias no TJSC, e essa é a imagem que deve ficar. Desejo tudo de bom ao desembargador nesta nova etapa em sua vida e agradeço por todos os serviços prestados ao Judiciário catarinense.”
Desembargador Gilberto Gomes de Oliveira

“Com absoluta certeza, as referências feitas ao desembargador Cláudio Barreto Dutra representam o pensamento da magistratura de Santa Catarina, tanto de 1º quanto de 2º grau, além dos servidores. Sua excelência tem uma trajetória de vida retilínea e ascendente, que encerra nesta oportunidade com efeitos a partir do dia 4 de novembro. Na próxima semana, sua excelência será homenageado com um jantar em que, com absoluta certeza, um grande número de colegas estará presente para saudá-lo, homenageá-lo e agradecer pelos anos dedicados à Justiça.”
Presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.