Voltar Desembargador Newton Trisotto tem pedido de aposentadoria aprovado em sessão do OE
Após 42 anos de dedicação à magistratura, o desembargador Newton Trisotto deixará a magistratura catarinense. O Órgão Especial do Tribunal de Justiça, em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (6/2), aprovou o pedido de aposentadoria formulado pelo magistrado, cujo processo esteve sob a relatoria do desembargador Sérgio Izidoro Heil. Em pouco mais de uma hora dedicada às homenagens pela despedida, vários desembargadores se revezaram nos discursos, oportunidade em que fizeram questão de ressaltar as qualidades do magistrado, que cumprirá amanhã o seu último dia de trabalho no Poder Judiciário catarinense.
 
As posições firmes, a dedicação extrema ao trabalho e o amor ao Direito e à Justiça foram as principais virtudes apontadas pelos seus pares. "Vossa Excelência deu tudo o que tinha que dar, tudo de melhor à magistratura catarinense", assinalou o desembargador João Henrique Blasi. "O Direito, de fato, não comporta absolutos. Mas a vida, sim, e Vossa Excelência foi absoluto, sobretudo no exercício da magistratura", acrescentou o desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto. "Nunca conheci e acho que não conhecerei alguém tão dedicado, tão envolvido com o seu trabalho", pontuou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Henry Petry Junior. "Vossa Excelência sempre se posicionou integralmente, com o espírito de sempre perseguir os ideais de justiça, e nunca se intimidou de ficar sozinho em um julgamento. Tenha a certeza de que leva daqui muitos admiradores e amigos", completou o decano da Corte, desembargador Pedro Manoel Abreu.
 
A passagem do desembargador como ministro substituto no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em que julgou processos de réus envolvidos na Operação Lava Jato, também foi lembrada e elogiada. "Mesmo com toda pressão do poder econômico e político, Vossa Excelência teve uma atuação firme e brilhante e teve a oportunidade de interferir positivamente no futuro do país. Como cidadão, eu agradeço muito a sua contribuição ao país", destacou o presidente do TJSC, desembargador Rodrigo Collaço.
 
Muito emocionado, Trisotto agradeceu as homenagens recebidas dos colegas, bem como aos familiares e amigos pelo apoio em toda a sua trajetória na magistratura. Ao final, ele dedicou uma mensagem especialmente dirigida aos magistrados mais jovens: "As noites e os finais de semana que dediquei ao estudo dos processos foram amplamente compensados. Tanto que, se Deus entender que por dez vezes deverei reencarnar para saldar as minhas dívidas ou para cumprir alguma missão - hipótese menos provável -, rogo que me conceda a graça, a honra, de novamente integrar a magistratura. Preferencialmente, em Santa Catarina. Por isso, desejo que mantenham sempre viva a chama dos ideais que os trouxeram para a magistratura. Como inscrito na Bíblia, que não lhes 'enfade jamais a causa da justiça'. Espero que todos, quando se despedirem, sintam-se como eu me sinto nesses dias. Momentaneamente triste, como ocorre em qualquer despedida, mas feliz", concluiu.
Imagens: Karla Quint/Assessoria de Imprensa do TJ
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.