Voltar Desembargador Torres Marques inaugura nova Casa da Cidadania de Canelinha

Com verbas do TJ, obra custou R$ 1,1 milhão

O presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador José Antônio Torres Marques, inaugurou na manhã desta quarta-feira (26/11) a nova sede do Fórum Municipal - Casa da Cidadania de Canelinha, município pertencente à comarca de Tijucas. A obra, com área total construída de 408 metros quadrados, representa investimento de R$ 1,1 milhão, em recursos provenientes do Sistema de Depósitos Judiciais (Sidejud).

A empresa DEF Construtora Ltda., vencedora de licitação, concluiu seus trabalhos após 300 dias de obra, em projeto padrão cuja fiscalização coube às Divisões de Engenharia Civil e Elétrica da Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) do TJ. Trata-se de um prédio térreo, totalmente climatizado e devidamente cercado, que atende às normas vigentes de acessibilidade. Está localizado na rua Valentim Pereira Mello, 381, área central do município.

O prefeito de Canelinha, Antônio da Silva, enalteceu a conquista da comunidade, alicerce da futura pretensão de ver o município transformar-se em sede de comarca. Disse que administra com parcos recursos, muitos deles vinculados, e que uma obra desta envergadura é motivo de orgulho e alegria para todo e qualquer cidadão. "É a Justiça mais próxima de nós", concluiu.

Embora tenha se instalado na cidade em 2001, a Casa da Cidadania funcionava em outro imóvel, com limitações em seu espaço físico. A nova sede abrigará serviços de conciliação e mediação, juizados especiais cível e criminal, executivos fiscais, conselho tutelar, conselho de entorpecentes e serviços como expedição de carteira de identidade e de trabalho, Procon e OAB. O juiz Mônani Menine Pereira, diretor da comarca de Tijucas, destacou em seu discurso a importância da nova sede, que marca a descentralização dos serviços do Judiciário na região.

O desembargador Torres Marques, ao final, lembrou a gênese do projeto das Casas da Cidadania nos anos 2000, e de sua disseminação por todo o Estado, com a clara estratégia de aproximar a Justiça da sociedade. "Trata-se da ramificação de nossos serviços, prestados mais próximos da população, sempre em busca de humanização e paz social", finalizou. A cerimônia contou ainda com a participação dos juízes Jefferson Zanini, assessor especial da 1ª Vice-Presidência, e Joana Ribeiro, titular da 1ª Vara Cível da comarca de Tijucas, além de promotores, advogados e servidores locais.

 

Imagens: Ângelo Medeiros/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.