Voltar Desembargadores do Tribunal Pleno prestam última homenagem ao colega Victor Sebem

Saúde de magistrados preocupa instituição

"Sua crença na Justiça era um exercício de fé". Foi desta forma que o desembargador Pedro Manoel Abreu referiu-se ao desembargador Victor José Sebem Ferreira, em nova homenagem prestada ao magistrado prematuramente falecido no final do mês de julho, vítima de problemas cardíacos, na abertura da sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira (6/8).

Oficialmente, em nome do TJ, manifestou-se o desembargador Cid Goulart Júnior. Ele lembrou a época em que ambos atuaram na comarca de Balneário Camboriú, ainda em início de carreira. "Sempre preocupado com o próximo, foi um homem que dispensou trato cortês e elegante a todos", resumiu.

A solidariedade partiu também de outros magistrados, que igualmente se manifestaram na ocasião, como os desembargadores Jaime Ramos, Eládio Torret Rocha, Lédio Rosa de Andrade, Salim Schead dos Santos e Luiz Cézar Medeiros. Os quatro últimos, aliás, demonstraram preocupação com o quadro de saúde dos magistrados catarinenses em geral e solicitaram atenção para o assunto, a ser tratado de forma institucional.

O desembargador Lédio, em tese de doutorado defendida na Espanha, tratou da saúde do servidor do Judiciário catarinense e destacou que a média de atestados de saúde por aqui registrada é flagrantemente maior do que a verificada na iniciativa privada: 25% contra 5%. "Algo está errado", concluiu. O magistrado acredita, porém, que a solução passa por medidas simples de prevenção, infelizmente esquecidas no cotidiano de trabalho.

O desembargador Luiz Cézar Medeiros, corregedor-geral de Justiça, acrescentou que há uma comissão no âmbito da Corregedoria-Geral de Justiça que acaba de finalizar trabalho de pesquisa sobre a saúde dos magistrados catarinenses, em iniciativa adotada ainda na gestão do desembargador Vanderlei Romer à frente do órgão censório. "Vamos dar continuidade ao trabalho e buscar também apoio nos conhecimentos adquiridos pelo desembargador Lédio em seus estudos", prometeu Medeiros.  

Imagens: Heloisa Guarezi/Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.