Voltar Desembargadores Jaime Ramos e Fernando Carioni assumem comando do TRE catarinense

Os desembargadores Jaime Ramos e Fernando Carioni, respectivamente, assumiram nesta quarta-feira (11/3) os cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Além de vice, o desembargador Carioni também desempenhará a função de corregedor regional eleitoral. A sessão solene ocorreu no auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Em seu discurso de despedida, o ex-presidente do TRE-SC, desembargador Cid Goulart Júnior, apresentou o relatório de sua gestão, em que ressaltou a implantação do PJe em todas as zonas eleitorais; o cadastramento biométrico no Estado, que atingiu aproximadamente 80% do eleitorado; o planejamento das eleições, iniciado no ano passado e com foco em inovações para o Projeto Eleições 2020; a implantação da 106ª Zona Eleitoral em Navegantes; a modernização da administração do TRE; projetos como o "Qualifica" e o "Voz e Vez"; além de destacar a realização do Congresso de Liderança Política Feminina.

"De um lado, tenho a satisfação por ter a certeza de que a Corte Eleitoral estará muito bem orientada por juízes com grande experiência e, acima de tudo, compromissados com o mister da Justiça Eleitoral. De outro, sou tomado pela nostalgia de deixar esta casa, a Justiça Eleitoral catarinense", afirmou o desembargador Cid Goulart, que finalizou com agradecimentos aos colegas de corte, servidores, colaboradores da Justiça Eleitoral e ao ministro Jorge Mussi. "Este meu tempo no Eleitoral foi curto, mas intenso, de muito trabalho e muitas conquistas", enfatizou.

Logo após o discurso do desembargador, o Pleno do TRE-SC saudou os novos presidente e vice-presidente na fala do juiz Jaime Pedro Bunn, que destacou a trajetória exitosa de ambos. Além do magistrado, também se manifestou e desejou sucesso aos empossados o procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol, que salientou o apoio do Ministério Público Eleitoral e dos órgãos integrantes da Rede de Controle ao trabalho realizado pelo Tribunal.

Após ser empossado, o desembargador Jaime Ramos ressaltou em seu discurso a felicidade por presidir o Tribunal e agradeceu colegas da Corte, servidores do TRE-SC, do TJSC, familiares e autoridades. Em sua fala, destacou o seu último ano como corregedor regional eleitoral do TRE-SC e reafirmou a importância da preparação das Eleições 2020.  "Todos irmanados e coesos com a Justiça Eleitoral, poderemos preparar e realizar as eleições municipais de 2020 de forma mais tranquila, segura, ética, transparente e célere, para garantir o exercício dos direitos políticos e da cidadania a todos os eleitores deste estado, em verdadeiro culto à democracia", afirmou.

O desembargador também enfatizou a importância do combate à desinformação e a confiabilidade da urna eletrônica. "Não pode alguém, sem um mínimo de prova, mas apenas por espírito de desestabilização, alegar, simplesmente alegar, que a urna eletrônica não é segura", afirmou.

O novo presidente finalizou o seu discurso ao dizer que "a democracia não está morta. Nem está moribunda. Ela está mais viva do que nunca. A democracia é o exercício do poder pelo povo. O povo está ativo, atento e esperançoso por dias melhores. Não deve ser ludibriado. Deve ser protegido, resguardando-lhe o voto livre e consciente e o exercício pleno da cidadania".

Compuseram a mesa de autoridades o desembargador Cid Goulart Júnior; o presidente do TJSC, desembargador Ricardo Roesler; o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés; a vice-governadora, Daniela Reinehr; o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar; o presidente do TRE da Bahia, desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior; o presidente da OAB/SC, Rafael Horn; a presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, juíza Jussara Schittler; e o procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol. Além disso, estiveram presentes também os juízes do Pleno do TRE-SC (com informações de Jennifer Hartmann, da Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC).

Imagens: Divulgação/TRE-SC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.