Voltar Detentos de Jaraguá do Sul assistem a palestra sobre álcool, drogas e violência no lar

Durante todo o mês de outubro, o Cejusc de Jaraguá do Sul preparou uma série de atividades e palestras para a comunidade e para os detentos do Presídio Regional de Jaraguá do Sul. Desde o início do mês, foram realizadas duas palestras e, até o dia 31, outras atividades estão agendadas.

Uma das ações promovidas pela equipe do Cejusc local foi destinada a 20 detentos do semiaberto do Presídio Regional de Jaraguá do Sul. Eles assistiram a palestra sobre "Masculinidade e saúde do homem: influência do álcool e drogas na violência doméstica". Esta explanação foi apresentada pelo farmacêutico Silvio Boppre Silva, do Departamento Estadual de Administração Prisional (Deap).

Na abordagem do tema, foram destacados os assuntos referentes à superação de obstáculos, programas de saúde, problemas com álcool e drogas, convívio em família, evolução das pessoas no dia a dia, além do respeito ao próximo. "O apoio da família é muito importante para que eles consigam voltar melhores à sociedade", expõe ele.

Outra ação do Cejusc neste mês foi a realização da primeira palestra "Paz nos Lares", com o objetivo de enaltecer as pessoas como protagonistas de transformações sociais na construção de uma Justiça restaurativa e pacificadora, capaz de combater e prevenir a violência doméstica. Além disso, teve a finalidade de envolver homens e mulheres na superação da cultura da violência e incentivar a mediação como forma de resolução de conflitos. 

A voluntária do Cejusc Luzita Eggert comenta os trabalhos realizados nesta oficina. "Incentivamos o relacionamento com a família e sociedade, a fim de evitar a violência e viver em harmonia com todos ao seu redor", explica ela. Já a secretária do Cejusc de Jaraguá do Sul, Claudete Witkosky Shütze, anunciou, para breve, oficinas voltadas ao despertar do autoconhecimento.  "Pela primeira vez, o Cejusc está possibilitando reflexões aos detentos, estimulando novas posturas, mesmo sabendo que encontrarão dificuldades ao retornar a suas famílias durante o período de saídas temporárias. Nossa intenção é despertar nos detentos um novo olhar para que haja menos reincidência", frisa.

Imagens: Divulgação/Cejusc
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.