Voltar DGA aposta em ações para desburocratizar e modernizar procedimentos administrativos
"Um ataque à burocracia". É o que propõe o plano de ações e metodologias do "Pacote de Desburocratização e Modernização da Área Administrativa", da Diretoria-Geral Administrativa - DGA do Poder Judiciário catarinense, implementado desde março do ano passado pelo diretor-geral, Rodrigo Granzotto Peron. Ele explica que são 50 medidas adotadas para orientar a simplificação e a agilidade da atividade administrativa. "Já temos cerca de 40 pontos implementados, com utilização de um forte espírito de equipe e aplicação de velocidade com eficiência nos procedimentos, em benefício da Justiça e da sociedade", garante o diretor.

A cruzada pela desburocratização dos atos está no uso da técnica do "parecer referencial". Peron faz questão de dar um exemplo das boas práticas desta ferramenta administrativa. "As contas de luz dos 127 prédios que temos em todo o Estado eram encaminhadas através de contratos diferentes, mas todas pagas pela DGA. Agora, com o sistema do parecer referencial, produzimos um documento padrão, cada um preenche o seu, e as contas são pagas com agilidade e eficiência", pontua Peron.

O quadro tende a ficar ainda melhor com a recente chegada do sei! (Sistema Eletrônico de Informações), que viabiliza a produção, edição, assinatura e tramitação digital de processos e documentos administrativos do Tribunal. "Poupamos tempo, já que nossas diretorias tinham dificuldades com o sistema antigo, que era menos colaborativo", conta o diretor-geral da DGA. Ele observa, no entanto, que o sei! ainda não substituiu por completo o sistema anterior. "Estamos trabalhando com os dois, até que se extinga o acervo do SPA", completa Peron.

Para eliminar a lentidão, dar eficiência à tramitação dos processos, acelerar os projetos, aproximar as diretorias e assegurar soluções nos gargalos administrativos, a DGA realiza reuniões semanais com todas as suas sete diretorias. "No momento estamos experimentando a videoconferência, já que nem todos estão no mesmo prédio, além do grupo de discussão no WhatsApp", conta o diretor-geral.

A DGA é a gestora de tudo que se faz em processos administrativos, como controles financeiros, patrimoniais, ordenação de despesas, recursos humanos, tecnologia da informação, contratos e compras e toda a infraestrutura do Tribunal e das comarcas. Em torno de 25 servidores atendem as áreas empenhadas em aplicar, coordenador e implantar as políticas e diretrizes administrativas da Presidência do PJSC. Para a demanda de aproximadamente 12 mil servidores em todo o estado, passam pela DGA cerca de 4.900 processos e documentos por mês, entre pagamentos de tributos, compras, licitações, folha, nomeações, aposentadorias, refeições e até descarte de resíduos do Tribunal.

A DGA, no organograma do Poder Judiciário de Santa Catarina, está ao lado da Diretoria-Geral Judiciária - DGJ. No amplo setor administrativo, a DGA abriga a Diretoria de Engenharia e Arquitetura - DEA; Diretoria de Gestão de Pessoas - DGP; Diretoria de Infraestrutura - DIE; Diretoria de Material e Patrimônio - DMP; Diretoria de Orçamento e Finanças - DOF; Diretoria de Saúde - DS; e Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI.
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

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