Voltar DGP divulga resultados da Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores do PJSC 2020

Entre os dias 15 de outubro e 30 de novembro de 2020 foi realizada a Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC).

Participaram da pesquisa 3.105 colaboradores entre magistrados, servidores e estagiários do Tribunal de Justiça e de todas as comarcas do Estado. A pesquisa apurou o índice de 79,48%, que reflete o grau de satisfação dos colaboradores.

O resultado em 2020 intensifica uma tendência de melhoria do clima organizacional no PJSC, conforme gráfico comparativo que apresenta os índices gerais de satisfação apurados desde o ano de 2014, quando a atual metodologia passou a ser utilizada.

Os percentuais de satisfação de cada fator pesquisado seguem na tabela abaixo, sendo que todos os indicadores apresentaram crescimento em relação à pesquisa de 2019.

Os comparativos abaixo demonstram os fatores com maior índice de satisfação e as oportunidades de melhoria, compostas pelas questões que apresentaram os menores índices e que exigirão maior atenção da instituição. 

Diante do contexto atípico vivenciado neste ano de 2020 em decorrência da pandemia da Covid-19, a pesquisa foi ampliada e contou com novas questões para identificar a satisfação dos colaboradores em relação ao papel desempenhado pela instituição diante das dificuldades que se apresentaram. Tais indicadores não foram computados no cálculo geral do índice de satisfação, no intuito de se manter a série histórica para análise comparativa. Os resultados dessas questões foram:

Ainda diante desse contexto, os servidores foram questionados sobre qual seria a modalidade de trabalho de sua preferência, em um cenário de "normalidade" (pós-pandemia), sendo assim distribuídas as respostas:

A pesquisa tem como objetivo medir a satisfação dos colaboradores no que tange a componentes estruturais, organizacionais e comportamentais presentes no ambiente de trabalho. Seus resultados são indicadores para o planejamento e desenvolvimento de ações que visem à melhoria constante das condições de trabalho na instituição, fazendo parte do objetivo "Fomentar ações para a melhoria da saúde e do clima organizacional", da perspectiva "Pessoas e Recursos", do mapa estratégico institucional.

A partir de janeiro de 2021, o relatório da análise dos resultados será compartilhado com as unidades responsáveis, para proposição e priorização de ações de melhoria, e disponibilizado na página eletrônica sobre a pesquisa.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

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