Voltar DGP faz avaliação semestral do desempenho dos servidores do Poder Judiciário de SC
Duas vezes por ano, cada servidor do Poder Judiciário de Santa Catarina tem seu desempenho avaliado. Caso a avaliação seja insatisfatória, o gestor tem a oportunidade de indicar possíveis causas do baixo desempenho e sugerir ações que podem contribuir para sua melhoria. A coordenação da avaliação de desempenho semestral é competência da Diretoria de Gestão de Pessoas - DGP do PJSC. "Por meio de um formulário eletrônico, é oportunizada a autoavaliação aos servidores, a qual é seguida da avaliação realizada pelos gestores, com possibilidade de registro de feedback no sistema", explica o diretor da DGP, Raphael Jaques de Souza. O desempenho é avaliado no mês de junho, referente ao período de dezembro a maio, e nos meses de dezembro e janeiro, relativo ao semestre de junho a novembro". Uma das consequências do bom desempenho na avaliação é a concessão de promoção.
 
O desempenho é avaliado em relação a diversos aspectos da vida funcional do servidor, contemplados nos quesitos de eficiência, assiduidade, disciplina, idoneidade moral, comportamentos e atitudes, além de relacionamento interpessoal com a equipe de trabalho. "Toda vez que um servidor é avaliado com conceito insatisfatório, a Diretoria o acompanha de perto e se coloca à disposição para contribuir para a melhoria do desempenho. Caso a avaliação indique necessidade de capacitação, é sugerida participação em cursos oferecidos pela Academia Judicial, para que o servidor possa adquirir novos conhecimentos técnicos que auxiliem no desempenho das funções", conta Raphael.
 
Diante da atribuição de contribuir para a qualidade dos serviços prestados ao público através do desempenho profissional dos servidores, são oferecidas ações e programas estruturados de apoio ao servidor e ao gestor, como o programa de desenvolvimento de relações interpessoais, focado no fortalecimento das equipes; o programa de melhoria do clima organizacional, que contribui para a satisfação dos colaboradores; e o programa de acompanhamento do desempenho, que oferece, de forma presencial, suporte para o resgate do bom desempenho de servidores que necessitem de atendimento específico.
 
Além dos programas realizados quando identificada a necessidade de atuação, a Diretoria também desenvolve e executa ações com foco preventivo, como é o caso dos programas "Bem-Estar no Trabalho"; "Olhares"; "Rodízio de Funções"; "Cuidar de Si"; e "Preparação para a Aposentadoria". Anualmente, a DGP divulga o cronograma de realização dos programas de desenvolvimento de pessoas, com o objetivo de valorizar, reconhecer e desenvolver pessoal e profissionalmente seus colaboradores. Para Marcelo Dias e Silva, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, "todos esses programas visam oferecer um olhar da instituição para o servidor, contribuindo para a satisfação no trabalho e favorecendo a melhoria do desempenho". Um dos destaques nesta abordagem é o programa "Olhares", que busca a valorização da arte e da cultura que existe em cada ser humano. "É a possibilidade de dar vazão e visibilidade ao talento artístico do servidor, favorecendo seu comprometimento com o trabalho", completa Marcelo.
 
Tendo como pilares a qualidade de vida dos servidores, o aumento da produtividade e da qualidade do trabalho, a DGP, em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação e a Diretoria de Saúde, desenvolveu e coordena ainda o programa de Teletrabalho. Essa modalidade permite que o servidor desenvolva suas atividades de forma remota, o que é favorecido pelas ferramentas informatizadas de trabalho, como os sistemas eproc e sei! No programa de Teletrabalho, é possível a participação de até 30% da equipe da unidade por via de regra, sendo aceita extensão até 50% em situações previstas na regulamentação. "Realizamos avaliações trimestrais deste trabalho para que se tenha certeza de que os pilares que norteiam o programa foram alcançados", completa o diretor.
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

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