Voltar Dia Nacional dos Aposentados: a vida não precisa estagnar ao alcançar esta etapa

O calendário de efemérides no Brasil indica que nesta quinta-feira, dia 24 de janeiro, se comemora o Dia Nacional dos Aposentados. Esta data foi criada em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves. O Decreto de Lei n. 6.926/81 determinou o dia 24 de janeiro como o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil.

De lá para cá, entretanto, o perfil e atitudes dos aposentados mudaram consideravelmente. As imagens de pessoas com cabelos brancos, sentadas em frente a TV, são cada vez mais raras. Xedes Ribeiro Freitas ingressou no Judiciário em 1979 e, até recentemente, atuava na gerência do Programa de Teletrabalho do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Em 2017, tomou a decisão de se aposentar.

Depois de 38 anos de trabalho, esse seria o momento do sonhado descanso? Ele garante que não. "Quando trabalhamos, utilizamos nossa carga horária para uma atividade laboral. Ao nos aposentar, nos permitimos utilizar esse mesmo período para realizar diversas atividades. Minha rotina continua intensa, mas controlada apenas por mim! Fiz curso de fotografia. Estou trabalhando em um curso para órgãos públicos. Penso também em participar de alguma atividade voluntária", afirma Xedes, ao acrescentar que já estava preparado para a aposentadoria.

A visão de que a vida não precisa estagnar depois da aposentadoria é um pensamento compartilhado pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoas do Tribunal de Justiça, que produziu um programa que instiga os servidores prestes a se aposentar a refletir e planejar seu futuro. O Programa de Preparação para a Aposentadoria oferece em cada edição, que dura três dias, palestras que abordam desde aspectos legais da aposentadoria até o cuidado da saúde dos futuros aposentados.

Joselito Neves Cunha, que trabalha na Gerência de Cobranças e Custas Finais do TJ, pretende se aposentar ainda este ano e viu no programa uma nova forma de encarar essa etapa."O programa foi uma das experiências mais gratificantes da minha vida. Conheci histórias de vida de muitos colegas. As palestras foram muito oportunas, assim como as dicas de como viver a aposentadoria de forma plena e sem culpa. Temos que ter a noção de que ela é fruto do merecimento de tantos anos de trabalho e dedicação", declara.

O perfil dos aposentados do TJ

O Diretor de Gestão de Pessoas do TJ, Raphael Jaques de Souza, informa que há 1.380 servidores aposentados, dos quais 68% são mulheres e 32% homens. "Desse montante, 71,5% se aposentaram na Justiça de 1º grau e 28,5% na Secretaria do Tribunal de Justiça", distingue.

Faixas etárias dos servidores aposentados:

- Até 40 anos: 2

- 41 a 49 anos: 16

- 50 a 59 anos: 433

- 60 a 69 anos: 559

- 70 a 79 anos: 277

- 80 a 89 anos: 83

- Acima de 90 anos: 10

Os aposentados nas faixas etárias mais baixas referem-se a aposentadorias por invalidez.

Serviço

As próximas edições do Programa de Preparação para a Aposentadoria estão previstas para os dias 14, 15 e 16 de agosto e 20, 21 e 22 de novembro. O servidor interessado deverá acessar a página do programa para realizar sua inscrição.

Imagens: Divulgação/Unsplash
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.