Voltar Dignidade menstrual: Poder Judiciário de SC entrega absorventes para entidade de Criciúma

Mais uma ação da campanha Dignidade Menstrual foi realizada na cidade de Criciúma, com entrega feita nesta quinta-feira (12/5) pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), de 3.680 absorventes descartáveis para o Grupo de Apoio e Prevenção à Aids de Criciúma (Gapac). 

A entrega da campanha, promovida pela Cevid e Diretoria de Saúde do PJSC, foi feita pela desembargadora Salete Silva Sommariva, coordenadora da Cevid. Em conversa com as integrantes do Gapac e pessoas beneficiadas pela entidade, a desembargadora destacou a importância de conhecer a realidade das pessoas beneficiadas e como a troca de vivências é enriquecedora e fortalece ainda mais a causa do combate à pobreza menstrual. “As mulheres não terem sequer um absorvente para usar no período menstrual as afasta do trabalho, do convívio social, afasta meninas da escola, é um problema social muito grande. As pessoas têm que parar para pensar que é uma questão que afeta as mulheres em todas as áreas, e temos que tentar resolver.” Segundo a magistrada, além da questão da humilhação das mulheres por usarem métodos alternativos para conter o fluxo, existem os riscos à saúde. 

Também presente na entrega, o juiz Marlon Jesus Soares de Souza, diretor do foro da comarca de Criciúma, afirmou que ao receber o convite fez questão de estar presente no ato - além de representante do Judiciário local, também como figura masculina na discussão, visto que os homens pouco participam desse debate. “Existe uma pobreza também relacionada à consciência desse tema, especialmente de homens que não sabem o que é menstruação, como acontece e afeta a vida da mulher.” Segundo o magistrado, projetos como este são fantásticos, mas o problema é mais grave. “Meninas aprendem sobre a menstruação, mas os meninos não. Precisamos também de educação aos homens sobre essa questão.”

A assistente social do Gapac, Anne Schmitz, agradeceu a doação do Judiciário catarinense e contextualizou a importância desse tipo de iniciativa com o relato de diversas pessoas atendidas pela entidade. Segundo ela, mulheres relataram o uso de panos, folhas secas e jornal na contenção do fluxo menstrual. Anne descreveu também a emoção das que recebem o kit de higiene distribuído pela entidade. “É tão doloroso, tão sofrido uma pessoa usando folha seca com sacola plástica e tentando sobreviver. É uma violência não só contra essa pessoa, mas contra todas as mulheres e todos os cidadãos, permitir que um ser humano passe por esse sofrimento”. O Gapac promove, desde maio de 2021, o projeto Menstrue Livremente, que distribui kits de higiene contendo absorventes e materiais de higiene pessoal. “Gostaria de agradecer muito, pois o projeto já deu certo. As doações são muito importantes, mas o diálogo é o que faz a diferença”, destacou a assistente social.

​​Também presente no evento, a vereadora Giovana Mondardo, autora da lei municipal que institui diretrizes para a Política Pública Menstruação sem Tabu, pontuou que “entre as pessoas que menstruam não há tabu, mas para o restante da sociedade ainda é algo muito pouco falado. Por isso temos que falar mais sobre acesso ao absorvente, trazer condições para que as pessoas tenham acesso com dignidade, e esta é uma responsabilidade nossa e da sociedade”.

Ouça o nosso podcast.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.