Voltar Diploma nas mãos vai ajudar mais de 260 jovens do programa Novos Caminhos em SC

Mais de 260 adolescentes atendidos por programas de acolhimento em Santa Catarina vão dispor, até o final deste ano, de um diploma de capacitação técnica apto a abrir novos horizontes de vida pela chance de inserção no mercado profissional.

Atendidos pelo programa Novos Caminhos, iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) e Fundação Esag, 264 jovens acima de 14 anos participarão de eventos de formatura em 12 regiões do Estado, iniciados na última segunda-feira (19/11) em São Bento do Sul, e que se estenderão até o próximo dia 12 de dezembro, em Lages.

A formação profissional desses adolescentes é oferecida pela Fiesc e pela Fecomércio, em parceria com a Júnior Achievement. Os cursos foram ministrados pelo Sesi, Senai, IEL e Senac. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, a solenidade de formatura ocorreu na tarde desta terça-feira (20/11). O clima entre os 32 adolescentes que aguardavam pelo diploma era de nervosismo e ansiedade. O evento marcou o encerramento das turmas que iniciaram aulas em abril e participaram de diversos cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares qualificadoras para o mercado de trabalho.

Entre os alunos, jovens com idades de 14 a 17 anos. Durante o momento de celebração das turmas do Vale do Itajaí, a adolescente Andrieli Alves, 16 anos, falou sobre sua experiência no programa. "Eu tive uma nova chance. Consegui continuar no curso e ter uma oportunidade de trabalho", contou, ainda nervosa, durante a cerimônia. Ela trabalha em uma empresa da cidade e conseguiu a oportunidade em virtude da formação.  "Se você é capaz de sonhar, é capaz de realizar", citou a diretora do Fórum Central de Blumenau, juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, representante do TJ no evento.

Após citar a famosa frase de Walt Disney, a magistrada incentivou os jovens na busca pela formação contínua e ressaltou a importância de ter objetivos e metas profissionais. Quem também falou sobre o programa foi a representante da Celesc, Beatriz Mônica Hasckel. Três adolescentes formados atuam como jovens aprendizes na equipe dela. Beatriz conta que dentro do processo seletivo procura priorizar esses jovens.

"Escolher por eles é ter certeza de preparo. Estão sempre empolgados em aprender a rotina e os processos para depois almejar novas oportunidades de trabalho", ressalta. A parceria entre as entidades tem como finalidade qualificar e profissionalizar os adolescentes inseridos em serviços de acolhimento com idade a partir de 14 anos. O programa também abrange os egressos até um ano de seu desligamento, e fortalece as redes sociais de apoio ao adolescente (com reportagem de Pamyle Brugnago, da Assessoria de Imprensa do TJSC em Blumenau, e informações da Assessoria de Imprensa da Fiesc).

Confira a agenda completa das próximas formaturas no Estado:

Concórdia, dia 21 de novembro, às 10h30min, no Sesi Concórdia Itaíba;

Jaraguá do Sul, dia 21 de novembro, às 19h30min, no Auditório 2 - Sesi;

Itajaí, dia 26 de novembro, às 14 horas, no Auditório do Senai;

São José, dia 28 de novembro, às 10h30min, no Auditório do Sesi;

Criciúma, dia 29 de novembro, às 14 horas, no Senai;

São Miguel do Oeste, dia 5 de dezembro, às 19h30min, na rua Chuí, 709, centro;

Joinville, dia 6 de dezembro, às 19h30min, no Sesi;

Chapecó, dia 6 de dezembro, às 14h30min, na rua Frei Bruno, 254;

Rio do Sul, dia 7 de dezembro, às 14 horas, no Sesi;

Lages, dia 12 de dezembro, às 19h30min, no Senai.


 

Imagens: Pamyle Brugnago/Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.