Voltar Diretoria de Material e Patrimônio inicia processo para mapear competências de servidores

A capacitação da equipe da Diretoria de Material e Patrimônio (DMP) responsável pelo mapeamento de competências, com reuniões semanais com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) iniciaram neste mês. A Gestão de Pessoas por Competências (GPC) tem por finalidade alinhar as atividades de Gestão de Pessoas ao planejamento estratégico organizacional e desenvolver as competências necessárias para o alcance dos objetivos organizacionais. Após o mês de capacitação, a previsão é iniciar os trabalhos em julho e encerrar o mapeamento em outubro deste ano.

A DMP será a terceira diretoria do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) a mapear as competências de seus servidores -  a Diretoria de Orçamento e Finanças foi a primeira e a Diretoria de Tecnologia da Informação, a segunda. A equipe da DMP será liderada pelo servidor Wanderley Horn Hülse e será composta pelas servidoras Fabiana Carla de Oliveira Viera e Vanessa Fell Borges e pelo servidor Gustavo Gouvêa Villar. Todos têm o apoio da Diretoria de Gestão de Pessoas, por meio da equipe da DGP, coordenada pelo chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, Marcelo Dias e Silva.

"A DMP já estava dentre o rol de diretorias que iniciariam este mapeamento a partir do ano de 2021, mas em função da implementação dos instrumentos de governança trazidos pela Resolução CNJ n. 347/20, passou a ser prioridade para o PJSC, já que em outubro de 2021 ela passa a surtir seus efeitos", cita a diretora da DMP, Graziela Meyer Juliani.

Em 2014, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina iniciou seu processo de implantação da GPC. Trata-se de um longo processo que passa pela identificação (mapeamento) das competências necessárias para o exercício de cada função exercida na estrutura da organização, alinhamento das atividades de capacitação, desenvolvimento de ferramentas de avaliação e definição de critérios para seleção e valorização dos colaboradores.

Nos Tribunais de Justiça, a Gestão de Pessoas por Competências (GPC) é fomentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) conforme diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Gestão de Pessoas no âmbito do Poder Judiciário, instituída pela Resolução CNJ n. 240/2016. A GPC visa tanto o ganho institucional, por meio de sua colaboração para o alcance dos objetivos estratégicos, quanto o individual, representado pelo desenvolvimento e reconhecimento dos colaboradores.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.